Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil

  • Cristiane Da Costa Jacinto
  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter

Abstract

A Pedagogia Histórico-crítica (PHC) é uma teoria criada pelo pedagogo Dermeval Saviani e tem por objetivo a transmissão dos conteúdos científicos elaborados historicamente pela humanidade, no âmbito educacional, sem que está seja conteudista. Desta maneira, é de suma importância o uso dessa teoria na prática na sala de aula. Está pesquisa teve por objetivo realizar a primeira parte de uma revisão Integrativa de literatura, tendo por finalidade encontra evidências que comprovem os benefícios da PHC na prática docente da Educação Infantil. Desta forma, optou-se para a essa revisão realizar o levantamento de periódicos no portal da CAPES que tratassem da referida temática. Sendo assim, foi possível constatar que a PHC é uma importante teoria utilizada na prática docente nas aulas de educação infantil. Assim como ficou nítido a ausência de pesquisadores que abordem a PHC enquanto prática educativa na educação infantil em seus trabalhos.

Veröffentlicht
2022-09-20
Zitationsvorschlag
Cristiane Da Costa Jacinto, & Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. (2022). Pedagogia Histórico-Critica: Uma Revisão Integrativa no Contexto da Educação Infantil. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17165