FERMAT E SEU ‘ÚLTIMO TEOREMA’ COMO MEIO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Resumen

Conceber meios para aproximar os estudantes dos conteúdos de Matemática, dando a estes significado e completude na compreensão do mundo natural, representa importante problema no ensino desta disciplina, suscitando discussões para o aperfeiçoamento didático, elaboração de técnicas e abordagens para o seu aprendizado substantivo. Diante disso, a abordagem histórica constitui valioso instrumento de contextualização e exposição dos conteúdos no ensino básico, sendo a Educação de Jovens e Adultos importante segmento para a inclusão de  práticas pedagógicas estratégicas. Dessa forma, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza qualitativa-narrativa, tem por objetivo refletir acerca das possibilidades pedagógicas oriundas da contextualização em sala de aula do ‘Último Teorema de Fermat’, como registro histórico relacionado à práxis dos matemáticos na era moderna, permitindo compreender a efetividade da matemática como ciência/linguagem, ao mesmo tempo apresentar ao estudante seus métodos e com estes relacionam-se com os conteúdos de álgebra trabalhados em sala. Para isso, foram consultados trabalhos publicados entre 2000 e 2023, extraídos dos portais de acesso livre periódico CAPES, por meio do uso de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão e categorias de análise, fundamentando o esteio bibliográfico deste trabalho. Ao final, verifica-se que o ‘Último Teorema de Fermat’ permite ao estudante da Educação de Jovens e Adultos compreender as conquistas teóricas da matemática sob o prisma humano, significando conteúdos e reforçando a percepção de ‘ciência coletiva’, na qual diversas contribuições convergem para um resultado maior.

Biografía del autor/a

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Estudiante de doctorado en docencia en la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Magíster en Enseñanza de la Física por la Universidad Federal de Alagoas (UFAL). Graduado en Física por el Centro de Ciencias Exactas y Naturales (CCEN) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Tiene formación técnica en el área de Mecánica Industrial del Instituto Federal de Paraíba (IFPB). Tiene experiencia en la enseñanza de Física, Matemáticas y Tecnología Mecánica. Es especialista en educación de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), especialista en educación del Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN), especialista en educación del Instituto Federal del Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista en educación de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista en gestión estratégica de políticas de innovación y ciencia y tecnología de la Universidad Federal de Tocantins (UFT) y especialista en educación del Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Actualmente es Profesor de Física Nivel - III, Master Class B, perteneciente al cuadro permanente de la Secretaría de Estado de Educación de Alagoas (SEE-AL) habiendo ejercido también el rol de Gestor Educativo de Unidad Docente.

ANA PAULA DA SILVA NUNES , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Publicado
2024-07-27
Cómo citar
SALDANHA DE SIQUEIRA, K., & DA SILVA NUNES , A. P. (2024). FERMAT E SEU ‘ÚLTIMO TEOREMA’ COMO MEIO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21300