FERMAT E SEU ‘ÚLTIMO TEOREMA’ COMO MEIO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Résumé
Conceber meios para aproximar os estudantes dos conteúdos de Matemática, dando a estes significado e completude na compreensão do mundo natural, representa importante problema no ensino desta disciplina, suscitando discussões para o aperfeiçoamento didático, elaboração de técnicas e abordagens para o seu aprendizado substantivo. Diante disso, a abordagem histórica constitui valioso instrumento de contextualização e exposição dos conteúdos no ensino básico, sendo a Educação de Jovens e Adultos importante segmento para a inclusão de práticas pedagógicas estratégicas. Dessa forma, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza qualitativa-narrativa, tem por objetivo refletir acerca das possibilidades pedagógicas oriundas da contextualização em sala de aula do ‘Último Teorema de Fermat’, como registro histórico relacionado à práxis dos matemáticos na era moderna, permitindo compreender a efetividade da matemática como ciência/linguagem, ao mesmo tempo apresentar ao estudante seus métodos e com estes relacionam-se com os conteúdos de álgebra trabalhados em sala. Para isso, foram consultados trabalhos publicados entre 2000 e 2023, extraídos dos portais de acesso livre periódico CAPES, por meio do uso de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão e categorias de análise, fundamentando o esteio bibliográfico deste trabalho. Ao final, verifica-se que o ‘Último Teorema de Fermat’ permite ao estudante da Educação de Jovens e Adultos compreender as conquistas teóricas da matemática sob o prisma humano, significando conteúdos e reforçando a percepção de ‘ciência coletiva’, na qual diversas contribuições convergem para um resultado maior.