FERMAT E SEU ‘ÚLTIMO TEOREMA’ COMO MEIO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21300

Résumé

Conceber meios para aproximar os estudantes dos conteúdos de Matemática, dando a estes significado e completude na compreensão do mundo natural, representa importante problema no ensino desta disciplina, suscitando discussões para o aperfeiçoamento didático, elaboração de técnicas e abordagens para o seu aprendizado substantivo. Diante disso, a abordagem histórica constitui valioso instrumento de contextualização e exposição dos conteúdos no ensino básico, sendo a Educação de Jovens e Adultos importante segmento para a inclusão de  práticas pedagógicas estratégicas. Dessa forma, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza qualitativa-narrativa, tem por objetivo refletir acerca das possibilidades pedagógicas oriundas da contextualização em sala de aula do ‘Último Teorema de Fermat’, como registro histórico relacionado à práxis dos matemáticos na era moderna, permitindo compreender a efetividade da matemática como ciência/linguagem, ao mesmo tempo apresentar ao estudante seus métodos e com estes relacionam-se com os conteúdos de álgebra trabalhados em sala. Para isso, foram consultados trabalhos publicados entre 2000 e 2023, extraídos dos portais de acesso livre periódico CAPES, por meio do uso de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão e categorias de análise, fundamentando o esteio bibliográfico deste trabalho. Ao final, verifica-se que o ‘Último Teorema de Fermat’ permite ao estudante da Educação de Jovens e Adultos compreender as conquistas teóricas da matemática sob o prisma humano, significando conteúdos e reforçando a percepção de ‘ciência coletiva’, na qual diversas contribuições convergem para um resultado maior.

Bibliographies de l'auteur

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

ANA PAULA DA SILVA NUNES , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Publiée
2024-07-27