AS CONTRADIÇÕES DO NOVO ENSINO MÉDIO

RAÍZES E CONSEQUÊNCIAS EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO REFORMISTA NEOLIBERAL

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21107

Résumé

Neste artigo propõe-se uma atualização das discussões e contradições do Novo Ensino Médio, em estágio de reestruturação. Para tanto, recorreu-se às primeiras teses de críticas com viés técnico e político da Lei, tal como correntes e contracorrentes das reformas neoliberais atuantes no campo educacional. No aprofundar das discussões, também foram analisados autores que discorrem as categorias basilares da crítica ao Novo Ensino Médio em uma perspectiva classista, a exemplo da ideologia, Estado, currículo, gestão, participação e precarização. Notou-se que, em três diferentes gestões na esfera federal, as forças que tensionaram a favor da Lei e contra ela foram as mesmas, não havendo nesta última gestão qualquer iniciativa do poder público a uma guinada de contingenciamento dos avanços antipopulares na gestão da escola pública, cabendo aos movimentos populares defensores da escola pública a intensificação de sua organização e luta.

Bibliographies de l'auteur

Bruna Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília-SP.

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília-SP.

Publiée
2024-08-21