PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS FORMATIVOS:

PERSPECTIVAS HISTÓRICO-CULTURAIS E CRÍTICAS

  • Claudia Regina Giaretta UFMS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21899

Résumé

Este artigo analisa a relação entre práticas educativas e processos formativos para a formação integral dos alunos. A pesquisa qualitativa, ancorada na revisão bibliográfica, destaca a função humanizadora da escola, que se relaciona com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores mediadas socialmente. As teorias da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica são exploradas para evidenciar como a educação escolar contribui para a apropriação de saberes historicamente sistematizados e o desenvolvimento de uma consciência crítica. A mediação pedagógica planejada é fundamental para que os alunos desenvolvam conceitos teóricos e habilidades cognoscitivas, promovendo uma aprendizagem significativa. O artigo conclui que a ação intencional do professor, com base em preceitos teóricos e práticos viabiliza processos educativos alinhados as melhores possibilidades humanas.  

Publiée
2024-09-16