PRÁXIS DE PROFESSORES AMERICANOS E O ATENDIMENTO A ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Palavras-chave: Altas habilidades/Superdotação. Formação Docente. Sala de Aula Regular. Práticas de Sala de Aula. Educação Especial

Resumo

Neste estudo, apresenta-se dados sobre treinamento e conhecimento docente acerca de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), identificação de estudantes com AH/SD e trabalho em sala de aula. Participaram do estudo professores de duas escolas de duas cidades de pequeno porte do estado de Indiana, Estados Unidos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com o apoio do Software IRAMUTEQ. Este artigo revela a possibilidade de ser a efetivação prática das normatizações sobre AH/SD, nos âmbitos federal, estadual ou municipal, uma diferença entre aquele Estado e o Brasil. Dessa forma, oferece pistas de como colocar em prática a legislação vigente atinente a esse alunado, pautando-se nessa fração escolar observada que, mesmo sendo mínima, carrega em sua gênese a bagagem dos anos de experiência destas escolas, que não se encontram subjugadas à uma práxis uniformizante.

Publicado
2022-10-27
Como Citar
Rondini, C. A. (2022). PRÁXIS DE PROFESSORES AMERICANOS E O ATENDIMENTO A ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17405