AVANCES EN EL CONOCIMIENTO, COMPROMISO Y APORTES A LOS OBJETIVOS DE DESARROLLO SOSTENIBLE EN LAS UNIVERSIDADES DE LA RED COLOMBIANA DE FORMACIÓN AMBIENTAL

Palavras-chave: Instituições de ensino superior. Agenda 2030. Sustentabilidade universitária. Rede Colombiana de Formação Ambiental. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

A Rede Colombiana de Formação Ambiental (RCFA) é a mais antiga das redes ambientais universitárias latino-americanas. Um de seus programas permanentes é o Observatório de Sustentabilidade na Educação Superior na América Latina e no Caribe (OSES-LAC). Por isso, apoia a pesquisa deste Observatório sobre o conhecimento, o compromisso e as contribuições das instituições latino-americanas de ensino superior para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 13 de suas universidades parceiras responderam ao chamado do RCFA para participar deste diagnóstico regional. A análise das informações fornecidas por essas instituições mostra um nível geral de progresso de 82,8% em suas contribuições para o alcance dos objetivos da Agenda 2030. O maior progresso foi registrado no campo do ensino e treinamento com 86,9%. Seguem-se, em ordem, as áreas de pesquisa e tecnologia (84,6%), gestão e planejamento (83,5%), governo e participação (82,7%) e extensão ou projeção social (76,5%).

Biografia do Autor

Luis Eduardo Beltrán, Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales

Director Ejecutivo de la Red Colombiana de Formación Ambiental (RCFA). Docente en la Facultad de Ciencias Ambientales y de la Sostenibilidad. Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (U.D.C.A).

Laura Silva, Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales

Estudiante en la Facultad de Ciencias Ambientales y de la Sostenibilidad. Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (U.D.C.A)

Publicado
2024-11-06
Como Citar
Sáenz, O., Beltrán, L. E., & Silva, L. (2024). AVANCES EN EL CONOCIMIENTO, COMPROMISO Y APORTES A LOS OBJETIVOS DE DESARROLLO SOSTENIBLE EN LAS UNIVERSIDADES DE LA RED COLOMBIANA DE FORMACIÓN AMBIENTAL. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21787
Seção
Artigos