A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Resumen

Este artigo aborda as abordagens críticas em educação para o desenvolvimento sustentável, enfatizando a importância da consciência crítica, a crítica da educação tradicional, o papel transformador da educação e os desafios da implementação dessas abordagens. Autores como Freire, Sen, Giroux e Orr destacam a necessidade de uma educação reflexiva, dialogante e transformadora, superando abordagens fragmentadas e homogeneizadoras. A educação formal e não formal é reconhecida como uma ferramenta poderosa para promover a conscientização, a responsabilidade e a ação em prol da sustentabilidade. Contudo, a resistência à mudança e as estruturas institucionais obsoletas representam desafios para a implementação das abordagens críticas. Assim, é fundamental promover uma educação transformadora que vá além da sala de aula, estabelecendo conexões com a comunidade e o meio ambiente.

Biografía del autor/a

Rodger Roberto Alves de Sousa, GEBE OPORTUNIDADES

Doctorando en Iridología Indígena en la Universidad Erich Fromm (2023-2025) Cursa la Licenciatura en Educación Física en Unifaveni y los cursos de especialización: Enseñanza y Gestión en Educación Básica; Gestión Pública y Logística Empresarial y MBA en Administración Pública de FacuMinas y Especialización en Iridología Avanzada de FACEI - Faculdade Einstein. Graduada en Pedagogía por la Faculdade Alfamérica (2016) y graduada en Tecnología en Gestión de Recursos Humanos por la Universidade Católica de Brasília (2011). Tiene especializaciones en Psicopedagogía Clínica y Empresarial y MBA en Gestión de Personas por la Universidad Católica de Brasilia. y Docencia en Educación Superior en Faculdade Alfamérica (2016). Cuenta con Curso Técnico en Seguridad del Trabajo por ETEBRAS (2016). Es Fundador del Grupo de Empleos Sociales - GEBE Oportunidades, desde 2011. Tiene experiencia en Psicología, con énfasis en Psicopedagogía; tutoría; evaluación de trabajos científicos; jefe de tutoría

Publicado
2023-11-12
Cómo citar
Sousa, R. R. A. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista GESTO-Debate, 23(01-30). https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18830
Sección
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável