Marcas da desconstrução da cultura indígena brasileira nas obras Iracema e Macunaíma

  • Andreia Nascimento Carmo SEDUC-TO - Secretaria de Educação do Tocantins
  • Valdivina Télia Rosa de Melian UFT - Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Cultura Indígena, Literatura, Racinalização, Formação de identidade

Resumo

Neste artigo, objetivamos discutir o processo de racionalização da cultura indígena brasileira imposto pelo colonizador português. Para tanto, serão elencadas as práticas das relações sociais e culturais presentes na literatura romântica de José de Alencar em Iracema e, na literatura moderna de Mário de Andrade em Macunaíma. As duas obras são parte do cânone brasileiro publicadas em momentos históricos diferentes, porém, ambas representam o período pós-colonial de busca pela representação de uma identidade literária brasileira. Nessa perspectiva, analisamos as formas de relação do explorador com a cultura, raça e a religião do outro – o explorado. Para essa análise jugamos necessário realizar uma leitura sócio-histórica mediante o pensamento decolonial. Assim, compreendemos que a descolonização do pensamento perpassa pela valorização da cultura local em detrimento da cultura exógena, promovendo o reconhecimento dos saberes e desconstruindo as leituras homogêneas do pensamento universalista abstrato.

Biografia do Autor

Andreia Nascimento Carmo, SEDUC-TO - Secretaria de Educação do Tocantins

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Valdivina Télia Rosa de Melian, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Letras – Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins
(UFNT).

Referências

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Publicado
2023-07-29
Como Citar
Nascimento Carmo, A., & Rosa de Melian, V. T. (2023). Marcas da desconstrução da cultura indígena brasileira nas obras Iracema e Macunaíma. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 25(50), 92-103. https://doi.org/10.55028/papeis.v25i50.10569
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes