A fotografia artística de cotidiano sob a perspectiva dos aspectos tricotômicos de Peirce

  • Luma Santos de Oliveira PUC-SP/Bolsista CAPES

Resumen

No intuito de aprofundar os estudos semióticos, fundamentados pelos conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade de Peirce, buscamos neste artigo elucidar tais teorias, bem como apresentar as principais divisões tricotômicas que fazem parte desse universo, que dizem respeito ao signo em si, sua relação com o objeto e também com o interpretante. Em seguida, nos propomos a pensar a fotografia e, mais especificamente, a fotografia artística de cotidiano à luz dessas ideias. Além de trabalhar com os princípios do próprio Peirce, trazemos as percepções de Santaella, Machado e Ibri, estudiosos dessa linha semiótica, como forma de enriquecer as discussões propostas. A fotografia é discutida aqui de modo a externar de que forma esses conceitos nos ajudam a fugir das percepções rasas e imediatas, contribuindo para a apreensão de como esse signo se mostra de modo singular no campo da arte.

Citas

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

IBRI, Ivo. Kósmos noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2015.

IBRI, Ivo. A poética das coisas sem nome. In: IBRI, Ivo A. Semiótica e pragmatismo: interfaces teóricas: vol. I. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica; FiloCzar, p. 99-116, 2020.

MACHADO, Arlindo. A fotografia como expressão do conceito. Studium, Campinas n. 2, p. 5-23, 2000. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10021/5385> Acesso em: 19 abr. 2021.

PEIRCE, Charles S. Semiótica e filosofia. 2. ed. São Paulo: Cultrix. Editora da Universidad de São Paulo, 1975.

PEIRCE, Charles S. The collected papers of Charles S. Peirce. Edição eletrônica reproduzindo Vols. I-VI (eds. Hartshorne, Charles; Weiss, Paul. Cambridge: Harvard University Press, 1931-1935), Vols. VII-VIII (ed. Burks, Arthur W. Cambridge: Harvard University Press, 1958). 1994.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC São Paulo, 2009.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: Como as linguagens significam as coisas. 4 reimp. da 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Publicado
2021-06-30
Cómo citar
Santos de Oliveira, L. (2021). A fotografia artística de cotidiano sob a perspectiva dos aspectos tricotômicos de Peirce. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 25(49), 200-216. Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/12965
Sección
Artigos - Linguística e Semiótica