A fotografia artística de cotidiano sob a perspectiva dos aspectos tricotômicos de Peirce

  • Luma Santos de Oliveira PUC-SP/Bolsista CAPES
Palavras-chave: Semiótica peirciana, Categorias fenomenológicas, Divisões triádicas, Signo fotográfico

Resumo

No intuito de aprofundar os estudos semióticos, fundamentados pelos conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade de Peirce, buscamos neste artigo elucidar tais teorias, bem como apresentar as principais divisões tricotômicas que fazem parte desse universo, que dizem respeito ao signo em si, sua relação com o objeto e também com o interpretante. Em seguida, nos propomos a pensar a fotografia e, mais especificamente, a fotografia artística de cotidiano à luz dessas ideias. Além de trabalhar com os princípios do próprio Peirce, trazemos as percepções de Santaella, Machado e Ibri, estudiosos dessa linha semiótica, como forma de enriquecer as discussões propostas. A fotografia é discutida aqui de modo a externar de que forma esses conceitos nos ajudam a fugir das percepções rasas e imediatas, contribuindo para a apreensão de como esse signo se mostra de modo singular no campo da arte.

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Publicado
2021-06-30
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica