Lendo Games

(multi)letramentos nos anos iniciais

  • Michely Gomes Avelar UEG
  • Giuliana Castro Brossi UEG
Palavras-chave: Multiletramentos; letramentos; games; educação linguística; leitura nos anos iniciais.

Resumo

A multiplicidade de linguagens e culturas existentes no ambiente digital possibilitam inúmeras formas de construção de sentido. Nas interações com o digital, as crianças acionam diferentes formas de ler e se comunicar, atribuindo sentido aos textos de acordo com as suas experiências socioculturais. Os games têm feito parte do cotidiano de muitas crianças sendo uma oportunidade para as leituras multimodais. Neste sentido, alicerçados nas perspectivas dos (multi)letramentos e no digital (MONTE MÓR, 2019, 2018, 2017; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2003; GEE, 2010, 2003; PRENSKY, 2006), este artigo busca refletir sobre as leituras multimodais realizadas pelas crianças nos primeiros anos escolares a partir das interações com o digital. Para isto, realizamos uma pesquisa qualitativa interpretativa, com dados coletados a partir da observação de interações de duas crianças, com 5 e 6 anos, com os games. Por fim, apontamos a importância dos (multi)letramentos nas práticas pedagógicas como forma de propiciar novas formas de ler e construir sentidos.

Biografia do Autor

Michely Gomes Avelar, UEG

Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Atualmente coordena o Projeto de Extensão Novas Tecnologias, Linguagens e Formação de Professores de Línguas, na UEG Câmpus Cora Coralina. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

Giuliana Castro Brossi, UEG

Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Metropolitano, na UnU Inhumas, é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). É mestre em Linguística Aplicada - ensino e aprendizagem de línguas pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás e especialista no ensino de língua e literatura. Atua na formação de professores de línguas no curso de Letras Português/Inglês desde 2011. Sua experiência inclui o ensino de língua inglesa no ensino fundamental e no ensino médio na escola pública. Foi coordenadora do Centro de Idiomas da UEG, e do Programa Idiomas sem Fronteiras na mesma instituição. Coordena e desenvolve ações extensionistas no âmbito da formação de professores de inglês para crianças e de oficinas de prática oral na língua inglesa para crianças da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação de Inhumas. Seus principais interesses em pesquisa envolvem a implementação de ensino de inglês para crianças de 6-12 anos em escolas públicas, formação crítica e transdisciplinar de professores de língua inglesa para crianças, o ensino de língua inglesa sob a perspectiva crítica e o planejamento colaborativo. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq ?Felice?, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, e do Grupo de Estudos ?Transição?, coordenado pela Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa (UFG) e pela Profa. Dra. Viviane Pires Viana Silvestre (UEG). Participa, também, do Grupo de Pesquisa ?Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas?, coordenado pela Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa e pelo Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (UnB). Integra, desde 2018, o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, coordenado por Walkyria Monte Mor e Lynn Mario Menezes de Souza, da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

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Publicado
2023-02-09
Como Citar
Avelar, M. G., & Brossi, G. C. (2023). Lendo Games. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 129-145. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18020