Reading Games

multiliteracies taken by young children

  • Michely Gomes Avelar UEG
  • Giuliana Castro Brossi UEG
Keywords: Multiliteracies; literacies; games; reading in the early years.

Abstract

The multiplicity of languages and cultures existing in the digital environment provide many forms of meaning making. The interactions with digital makes connections with different ways of children’s reading and communicating. The children read texts/multimodal and make sense of them based on their sociocultural experiences. Games are part of the daily lives of many children, providing an opportunity for multimodal readings. In this sense, based on the perspectives of (multi) literacies and digital (MONTE MÓR, 2019, 2018, 2017; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2003; GEE, 2010, 2003; PRENSKY, 2006), this article seeks to reflect on the multimodal readings taken by children in the first school years through interactions with digital. For this, we conducted qualitative interpretative research, with data collected from the observation of interactions of two children, aged 5 and 6 years old, with games. Finally, we point out the importance of (multi)literacies in pedagogical practices as a way of providing new ways of reading and make sense.

Author Biographies

Michely Gomes Avelar, UEG

Mestra em Língua, Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - POSLLI/UEG (2019); Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas (UFG/UNB/UEG) e do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (USP), do grupo de pesquisa GEFOPLE e a pesquisa Multiletramentos na formação de professores de línguas, da Universidade Estadual de Goiás e do Grupo de Pesquisa sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (GEELLE-USP). Atualmente coordena o Projeto de Extensão Novas Tecnologias, Linguagens e Formação de Professores de Línguas, na UEG Câmpus Cora Coralina. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos), Formação de Professores, Jogos digitais (games), Língua Inglesa.

Giuliana Castro Brossi, UEG

Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Metropolitano, na UnU Inhumas, é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Estadual de Londrina (UEL). É mestre em Linguística Aplicada - ensino e aprendizagem de línguas pela Universidade de Brasília. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás e especialista no ensino de língua e literatura. Atua na formação de professores de línguas no curso de Letras Português/Inglês desde 2011. Sua experiência inclui o ensino de língua inglesa no ensino fundamental e no ensino médio na escola pública. Foi coordenadora do Centro de Idiomas da UEG, e do Programa Idiomas sem Fronteiras na mesma instituição. Coordena e desenvolve ações extensionistas no âmbito da formação de professores de inglês para crianças e de oficinas de prática oral na língua inglesa para crianças da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação de Inhumas. Seus principais interesses em pesquisa envolvem a implementação de ensino de inglês para crianças de 6-12 anos em escolas públicas, formação crítica e transdisciplinar de professores de língua inglesa para crianças, o ensino de língua inglesa sob a perspectiva crítica e o planejamento colaborativo. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq ?Felice?, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, e do Grupo de Estudos ?Transição?, coordenado pela Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa (UFG) e pela Profa. Dra. Viviane Pires Viana Silvestre (UEG). Participa, também, do Grupo de Pesquisa ?Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas?, coordenado pela Profa. Dra. Rosane Rocha Pessoa e pelo Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (UnB). Integra, desde 2018, o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, coordenado por Walkyria Monte Mor e Lynn Mario Menezes de Souza, da Universidade de São Paulo (USP).

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Published
2023-02-09
How to Cite
Avelar, M. G., & Brossi, G. C. (2023). Reading Games. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 129-145. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18020