Currículo e Educação Linguística

Propostas para a Língua Japonesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

  • Antonio Marcos Bueno da Silva Junior Fundação Japão em São Paulo
  • Ana Clara Hanae Kakinohana Pires Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)
  • Priscila Yamaguchi Leal Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)
Palavras-chave: Can-do para Crianças; Currículo; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Japonês como Língua Estrangeira

Resumo

O objetivo deste texto é compartilhar e pensar sobre o espaço da língua japonesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Apresentamos nossas inquietações sobre o tema, assim como propostas que nos guiaram ao pensar no ensino-aprendizagem do japonês na escola regular. Baseados em uma perspectiva crítica e transformadora, apresentamos e discutimos o conceito do Can-do para Crianças e como esse conceito nos guiou na elaboração do currículo de japonês. Após os desafios e questionamentos que nos estimularam a pensar neste projeto, finalizamos este artigo expondo como o Can-do para Crianças foi importante para organizarmos as ideias e as fundamentações teóricas discutidas, apontando para a potência que o conceito tem de abrir espaço para pensarmos em um ensino mais crítico e que atenda às necessidades dos contextos em que estamos inseridos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Bueno da Silva Junior, Fundação Japão em São Paulo

Graduado em Letras (Português e Japonês) pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Assis (2016) com Aperfeiçoamento em Ensino de Língua Japonesa e Cultura pela Japan Foundation (2021). Durante a graduação foi professor de japonês e de português como língua estrangeira do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP/UNESP Assis). Foi professor no ensino regular, tendo atuando no ensino fundamental anos iniciais, finais e ensino médio. Também foi professor assistente da Fundação Japão em São Paulo (FJSP). Atualmente é bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, atuando como pesquisador no departamento de Linguística Aplicada ao Ensino de Japonês da Waseda University (Tóquio). Suas pesquisas estão relacionadas a interculturalidade, decolonialidade, multimodalidade, letramento crítico e formação de professores.

Ana Clara Hanae Kakinohana Pires, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)

Graduada em Letras com habilitação em Português e Japonês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Assis/2016) e Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC/2016). Foi estagiária da biblioteca escolar do SESI " Carlos Arruda Garms" (2015) , professora bolsista do curso de Japonês pelo Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Unesp - campus de Assis (2014) e professora estagiária bolsista do Rikko Yochien, Tokyo/Japão (2013). Atualmente é professora de japonês do Colégio Marupiara e do Colégio Soka do Brasil e tem trabalhado com projetos relacionados a linguística aplicada, ensino de japonês, ensino para crianças e can-do para crianças.

Priscila Yamaguchi Leal, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)

Graduada em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com ênfase em Português/Japonês. Desde de o ano de 2014, dedica-se a estudar a produção literária de autoria feminina. Até o fim de 2018, estudou as produções de Kawakami Hiromi, com foco na memória, a ação dos objetos como motivos dentro da narrativa e suas funções representativas na literatura. Foi bolsista MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) durante um ano, no programa de Língua e Cultura Japonesa para universitários na Kyoto University of Education. Nesse período, teve a oportunidade de desenvolver a pesquisa intitulada ?Kawakami Hiromi's Suisei: a study of 'Before and After 1986'", em que investigou os efeitos das mudanças histórico-sociais sobre os sujeitos e suas narrativas, analisando brevemente os componentes da família como estrutura e a manutenção (ou quebra) dos acordos sociais na representação dos papéis de gênero. Atuou como professora tutora de Japonês e Português como Língua Estrangeira no CLDP (Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores), onde foi bolsista PROEX, entre os anos de 2016 e 2017. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Língua Japonesa em escola regular e curso livre.

Referências

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A etapa do ensino fundamental: área de linguagens. Ministério da Educação: Brasília, 2017, p. 57-65.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Pedagogy and curriculum. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. New Learning: elements of a science of education. Australia: Cambridge University Press, 2008, p. 19-209.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.
FUNDAÇÃO JAPÃO. Ensino de língua japonesa: ensino fundamental, médio e superior. 2017. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/LIVRETO_Dados_ensino_lingua_japonesa_v10.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
JAPAN FOUNDATION. JF Nihongo Kyôiku Sutandâdo. Shinban: Riyôsha no tame no gaido bukku. [Padrão para Ensino de Língua Japonesa JF: Nova edição: guia para os usuários]. Japan: Nihongo Kokusai Sentâ. 2017. Disponível em: https://jfstandard.jp/pdf/web_chapter1.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. 154 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MORALES, Leiko Matsubara. O ensino de língua japonesa nas escolas comunitárias no período pós-guerra. Estudos Japoneses, São Paulo, n. 31, p. 81-98, 2011.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru Shotokyôiku no "Kodomo Can-do" - "Hito o sodateru" nihongo kyôiku o mezashite. [Can-do para crianças para o Ensino Fundamental I do Brasil –Visando o ensino da língua japonesa voltada para a formação da criança]. The Japan Foundation Japanese-Language Education Bulletin, v. 14: Japão, p. 19-34, 2018a. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/14/pdf/02.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru deno "Kodomo Can-do" Kaihatsu no torikumi. [A iniciativa para o desenvolvimento do Can-do para Crianças no Brasil]. Nihongo Kyôiku Tsûshin Nihongo Kyôiku repôto - Dai 36 kai. 2018b. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/tsushin/report/201901.html. Acesso em: 25 nov. 2021.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Marupiara. São Paulo: Colégio Marupiara, 1999.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental 1 – Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas: Pontes Editora, 2012.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. Campina: Pontes Editores, 2020. p. 21-48.
SUENAGA, Sandra Terumi; NAKAJIMA, Eriko. Aula experimental utilizando "Can-do para crianças". In: AKAMINE, Ayako; NAGAE, Neide (Orgs.). Estudos japoneses em foco: singularidades e trajetórias contemporâneas. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. p. 466-481. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/577?fbclid=IwAR1ZBlUYx-d_19idqLTok21k8HP92-DwYDhsJGJizvRumVT-2yoE-Mib5lU. Acesso em: 25 nov. 2021.
TANAKA, Edna. O ensino de língua japonesa para o ensino fundamental I: discussões sobre teorias e práticas. In: Anais: “Simpósio sobre o ensino de língua japonesa na América do Sul 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul – o potencial da sociedade nikkei”. Fundação Japão em São Paulo: SP, 2017, p. 208-212. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Pesquisa_23.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 51-67.
Publicado
2023-02-22
Como Citar
Silva Junior, A. M. B. da, Pires, A. C. H. K., & Leal, P. Y. (2023). Currículo e Educação Linguística. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 022-038. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18085