Curriculum and Linguistic Education
Proposals for Japanese Language in Elementary School
Abstract
The purpose of this text is to share and think about the place of the Japanese language in Primary Education - Elementary School. We present our concerns about the topic, as well as proposals that have guided us in thinking about the teaching-learning of Japanese in regular schools. Based on a critical and transforming perspective, we presented and discussed the concept of Can-do for Children and how this concept guided us in the elaboration of the Japanese curriculum. After the challenges and questions that stimulated us to think about this project, we conclude this article by explaining how Can-do for Children was important to organize the ideas and theoretical foundations discussed, pointing to the power that the concept has to open space so that we can think about a more critical teaching that serves the needs of the contexts in which we are inserted.
References
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Pedagogy and curriculum. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. New Learning: elements of a science of education. Australia: Cambridge University Press, 2008, p. 19-209.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.
FUNDAÇÃO JAPÃO. Ensino de língua japonesa: ensino fundamental, médio e superior. 2017. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/LIVRETO_Dados_ensino_lingua_japonesa_v10.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
JAPAN FOUNDATION. JF Nihongo Kyôiku Sutandâdo. Shinban: Riyôsha no tame no gaido bukku. [Padrão para Ensino de Língua Japonesa JF: Nova edição: guia para os usuários]. Japan: Nihongo Kokusai Sentâ. 2017. Disponível em: https://jfstandard.jp/pdf/web_chapter1.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. 154 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MORALES, Leiko Matsubara. O ensino de língua japonesa nas escolas comunitárias no período pós-guerra. Estudos Japoneses, São Paulo, n. 31, p. 81-98, 2011.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru Shotokyôiku no "Kodomo Can-do" - "Hito o sodateru" nihongo kyôiku o mezashite. [Can-do para crianças para o Ensino Fundamental I do Brasil –Visando o ensino da língua japonesa voltada para a formação da criança]. The Japan Foundation Japanese-Language Education Bulletin, v. 14: Japão, p. 19-34, 2018a. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/14/pdf/02.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru deno "Kodomo Can-do" Kaihatsu no torikumi. [A iniciativa para o desenvolvimento do Can-do para Crianças no Brasil]. Nihongo Kyôiku Tsûshin Nihongo Kyôiku repôto - Dai 36 kai. 2018b. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/tsushin/report/201901.html. Acesso em: 25 nov. 2021.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Marupiara. São Paulo: Colégio Marupiara, 1999.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental 1 – Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas: Pontes Editora, 2012.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. Campina: Pontes Editores, 2020. p. 21-48.
SUENAGA, Sandra Terumi; NAKAJIMA, Eriko. Aula experimental utilizando "Can-do para crianças". In: AKAMINE, Ayako; NAGAE, Neide (Orgs.). Estudos japoneses em foco: singularidades e trajetórias contemporâneas. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. p. 466-481. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/577?fbclid=IwAR1ZBlUYx-d_19idqLTok21k8HP92-DwYDhsJGJizvRumVT-2yoE-Mib5lU. Acesso em: 25 nov. 2021.
TANAKA, Edna. O ensino de língua japonesa para o ensino fundamental I: discussões sobre teorias e práticas. In: Anais: “Simpósio sobre o ensino de língua japonesa na América do Sul 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul – o potencial da sociedade nikkei”. Fundação Japão em São Paulo: SP, 2017, p. 208-212. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Pesquisa_23.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 51-67.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.