Curriculum and Linguistic Education

Proposals for Japanese Language in Elementary School

  • Antonio Marcos Bueno da Silva Junior Fundação Japão em São Paulo
  • Ana Clara Hanae Kakinohana Pires Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)
  • Priscila Yamaguchi Leal Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)
Keywords: Can-do for Children; Curriculum; Elementary School; Japanese as a Foreign Language

Abstract

The purpose of this text is to share and think about the place of the Japanese language in Primary Education - Elementary School. We present our concerns about the topic, as well as proposals that have guided us in thinking about the teaching-learning of Japanese in regular schools. Based on a critical and transforming perspective, we presented and discussed the concept of Can-do for Children and how this concept guided us in the elaboration of the Japanese curriculum. After the challenges and questions that stimulated us to think about this project, we conclude this article by explaining how Can-do for Children was important to organize the ideas and theoretical foundations discussed, pointing to the power that the concept has to open space so that we can think about a more critical teaching that serves the needs of the contexts in which we are inserted.

Author Biographies

Antonio Marcos Bueno da Silva Junior, Fundação Japão em São Paulo

Graduado em Letras (Português e Japonês) pela Universidade Estadual Paulista/UNESP, campus de Assis (2016) com Aperfeiçoamento em Ensino de Língua Japonesa e Cultura pela Japan Foundation (2021). Durante a graduação foi professor de japonês e de português como língua estrangeira do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP/UNESP Assis). Foi professor no ensino regular, tendo atuando no ensino fundamental anos iniciais, finais e ensino médio. Também foi professor assistente da Fundação Japão em São Paulo (FJSP). Atualmente é bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão, atuando como pesquisador no departamento de Linguística Aplicada ao Ensino de Japonês da Waseda University (Tóquio). Suas pesquisas estão relacionadas a interculturalidade, decolonialidade, multimodalidade, letramento crítico e formação de professores.

Ana Clara Hanae Kakinohana Pires, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)

Graduada em Letras com habilitação em Português e Japonês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Assis/2016) e Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC/2016). Foi estagiária da biblioteca escolar do SESI " Carlos Arruda Garms" (2015) , professora bolsista do curso de Japonês pelo Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores (CLDP) da Unesp - campus de Assis (2014) e professora estagiária bolsista do Rikko Yochien, Tokyo/Japão (2013). Atualmente é professora de japonês do Colégio Marupiara e do Colégio Soka do Brasil e tem trabalhado com projetos relacionados a linguística aplicada, ensino de japonês, ensino para crianças e can-do para crianças.

Priscila Yamaguchi Leal, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis)

Graduada em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", com ênfase em Português/Japonês. Desde de o ano de 2014, dedica-se a estudar a produção literária de autoria feminina. Até o fim de 2018, estudou as produções de Kawakami Hiromi, com foco na memória, a ação dos objetos como motivos dentro da narrativa e suas funções representativas na literatura. Foi bolsista MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) durante um ano, no programa de Língua e Cultura Japonesa para universitários na Kyoto University of Education. Nesse período, teve a oportunidade de desenvolver a pesquisa intitulada ?Kawakami Hiromi's Suisei: a study of 'Before and After 1986'", em que investigou os efeitos das mudanças histórico-sociais sobre os sujeitos e suas narrativas, analisando brevemente os componentes da família como estrutura e a manutenção (ou quebra) dos acordos sociais na representação dos papéis de gênero. Atuou como professora tutora de Japonês e Português como Língua Estrangeira no CLDP (Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores), onde foi bolsista PROEX, entre os anos de 2016 e 2017. Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Língua Japonesa em escola regular e curso livre.

References

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. A etapa do ensino fundamental: área de linguagens. Ministério da Educação: Brasília, 2017, p. 57-65.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Pedagogy and curriculum. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. New Learning: elements of a science of education. Australia: Cambridge University Press, 2008, p. 19-209.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2018.
FUNDAÇÃO JAPÃO. Ensino de língua japonesa: ensino fundamental, médio e superior. 2017. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2017/12/LIVRETO_Dados_ensino_lingua_japonesa_v10.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
JAPAN FOUNDATION. JF Nihongo Kyôiku Sutandâdo. Shinban: Riyôsha no tame no gaido bukku. [Padrão para Ensino de Língua Japonesa JF: Nova edição: guia para os usuários]. Japan: Nihongo Kokusai Sentâ. 2017. Disponível em: https://jfstandard.jp/pdf/web_chapter1.pdf. Acesso em: 1 dez. 2021.
JORDÃO, Clarissa Menezes. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015.
MARTINEZ, Juliana Zeggio. Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2007. 154 p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
MORALES, Leiko Matsubara. O ensino de língua japonesa nas escolas comunitárias no período pós-guerra. Estudos Japoneses, São Paulo, n. 31, p. 81-98, 2011.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru Shotokyôiku no "Kodomo Can-do" - "Hito o sodateru" nihongo kyôiku o mezashite. [Can-do para crianças para o Ensino Fundamental I do Brasil –Visando o ensino da língua japonesa voltada para a formação da criança]. The Japan Foundation Japanese-Language Education Bulletin, v. 14: Japão, p. 19-34, 2018a. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/research/report/14/pdf/02.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.
NAKAJIMA, Eriko; SUENAGA, Sandra. Burajiru deno "Kodomo Can-do" Kaihatsu no torikumi. [A iniciativa para o desenvolvimento do Can-do para Crianças no Brasil]. Nihongo Kyôiku Tsûshin Nihongo Kyôiku repôto - Dai 36 kai. 2018b. Disponível em: https://www.jpf.go.jp/j/project/japanese/teach/tsushin/report/201901.html. Acesso em: 25 nov. 2021.
Projeto Político Pedagógico do Colégio Marupiara. São Paulo: Colégio Marupiara, 1999.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental 1 – Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas: Pontes Editora, 2012.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. Campina: Pontes Editores, 2020. p. 21-48.
SUENAGA, Sandra Terumi; NAKAJIMA, Eriko. Aula experimental utilizando "Can-do para crianças". In: AKAMINE, Ayako; NAGAE, Neide (Orgs.). Estudos japoneses em foco: singularidades e trajetórias contemporâneas. São Paulo: FFLCH/USP, 2020. p. 466-481. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/577?fbclid=IwAR1ZBlUYx-d_19idqLTok21k8HP92-DwYDhsJGJizvRumVT-2yoE-Mib5lU. Acesso em: 25 nov. 2021.
TANAKA, Edna. O ensino de língua japonesa para o ensino fundamental I: discussões sobre teorias e práticas. In: Anais: “Simpósio sobre o ensino de língua japonesa na América do Sul 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul – o potencial da sociedade nikkei”. Fundação Japão em São Paulo: SP, 2017, p. 208-212. Disponível em: https://fjsp.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Pesquisa_23.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.
TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiletramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; FRANCO MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editora, 2015. p. 51-67.
Published
2023-02-22
How to Cite
Silva Junior, A. M. B. da, Pires, A. C. H. K., & Leal, P. Y. (2023). Curriculum and Linguistic Education. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 022-038. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18085