Língua Inglesa no Ensino Fundamental I

contribuições teóricas e práticas de um olhar transdisciplinar

  • Joana de São Pedro Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Salto
Palavras-chave: Língua Inglesa; Fundamental I; Transdisciplinaridade; Criticidade; Cidadania

Resumo

Este artigo tem como objetivo a reflexão a respeito do ensino e aprendizagem de língua inglesa no fundamental I sob a perspectiva do olhar transdisciplinar, atrelado ao desenvolvimento da cidadania e da criticidade. A fim de alcançar esse objetivo, o texto se inicia contextualizando o ensino e aprendizagem de inglês no fundamental I no Brasil, ressaltando a lacuna existente na formação de professores para esse segmento (ROCHA, 2012; GIMENEZ, 2013; CHAGURI; TONELLI, 2013), bem como o olhar transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2015). Na sequência, é feito um percurso histórico, teórico e prático no âmbito da transdisciplinaridade para pensar a educação linguística na infância e a apresentação de indicadores transdisciplinares na escola (NAVAS; MORAES, 2015). Por fim, é trazida a possibilidade da transdisciplinaridade como elo entre as áreas de Letras e Pedagogia para pensar a formação do professor de língua inglesa para essa faixa etária. Apresenta-se ainda uma preocupação com a ausência de políticas públicas para o ensino e aprendizagem de inglês no fundamental I, com base em Chaguri e Tonelli (2013) e Santos e Tonelli (2021).

Biografia do Autor

Joana de São Pedro, Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Salto

Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Letras com Licenciatura Inglês/Português pela UNIP (2012), doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2016).Foi professora de Inglês - Cultura Inglesa São Paulo, atuando também nas escolas parceiras em ensino fundamental e médio e como coach de professores iniciantes na mesma Instituição, bem como examinadora da Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: incentivo à leitura, questões culturais de língua materna e língua inglesa, transdisciplinaridade e formação de professores. Ministrou aulas como Professora Convidada na Pós-Graduação em Tradução e Língua Inglesa na UNIMEP em 2012 e 2013. Já havia ministrado aulas como substituta na PUC-Campinas tanto na graduação quanto na Pós-Graduação. No ano de 2014 retornou à PUC-Campinas como professora horista. Foi Integradora Acadêmica de Graduação do Curso de Letras da PUC-Campinas de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A partir de 2016 passou a atuar com projeto de extensão de incentivo à leitura em língua materna da PUC-Campinas no Colégio de Aplicação PIO XII, encerrando em janeiro de 2017. Em fevereiro de 2017 passou a atuar no Instituto Federal de São Paulo, campus de Salto, com dedicação exclusiva, onde já exerceu o cargo de coordenadora da pós-graduação lato sensu em Temas Transversais. Atualmente ministra aulas no ensino médio integrado ao técnico e na licenciatura em Letras e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSP.

Referências

ASSIS, Emanuelle Perissotto de. A formação de professores de inglês nos anos iniciais: um estudo sobre o Projeto Early Bird. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2018.
BROSSI, Giuliana Castro; TONELLI, Juliama Reichert Assunção. A construção do agir docente por professoras de língua inglesa para crianças: um olhar para o ensino como trabalho. Alfa, São Paulo, v. 65, p. 1-30, 2021.
CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. I CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE. Portugal: Convento de Arrábia, 1994.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda (Orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. p. 115-126.
CHAGURI, Jhonatas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Existe uma política de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças? In: CHAGURI, Jhonatas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (Orgs). Ensino de língua estrangeira para crianças: o ensino e a formação em foco. Curitiba: Appris, 2013. p. 37-59.
FERIOTTI, Maria de Lourdes; CAMARGO, Dulce. M.P. Educação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: desenvolvendo conceitos. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 10, n. 2, p. 237-249, maio/ago. 2007.
GIMENEZ, Telma. A ausência de políticas para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais de escolarização no Brasil. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes e ALAB, 2013.
LEFFA, Vilson J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2010. p. 19-62.
LIMA, Aline Schmidt de; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Formação de professores em pré-serviço: o fazer docente na oferta de língua inglesa para crianças. REVELLI, v. 9 n. 4, p. 37-57, dez. 2017.
MALTA, Liliane Salera. Além do que se vê: educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês para crianças de 2 a 5 anos. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2019.
MENSAGEM DE VILA VELHA/VITÓRIA. II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Brasil, 06 a 12 de setembro de 2005.
MILANESI, Irton. A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores: avaliação de uma proposta curricular de estágio. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2004.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MORENO, Ticiane Rafaela de Andrade. O político pode ser pedagógico em língua inglesa para crianças?: representações do agir político de professores do ensino fundamental I da escola pública. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, 2018.
NAVAS, Juan Miguel Batalloso; MORAES, Maria Cândida. Por uma escola transdisciplinar: em busca de indicadores. In: MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 89-118.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PADRE, Brenda Treco. A formação pré e em serviço do professor de inglês no ensino fundamental I. 2019. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental I: Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas: Pontes, 2012.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Propostas para inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2010.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1a a 4a séries: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2006.
SANTOS, Akiko; SANTOS, Ana Cristina S.; SOMMERMAN, Américo. Conceitos e práticas transdisciplinares na educação. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e Transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Diálogos sobre a formação de docentes para ensino de línguas adicionais para crianças. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Orgs.). Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional nas diferentes idades: Reflexões para professores e formadores. v. 2. Campinas - SP: Pontes Editores, 2021. p. 207-243.
SÃO PEDRO, Joana de. Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2016.
SÃO PEDRO-INOCENTE, Joana de. Criticidade e cidadania no Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I: um olhar transdisciplinar para a prática da sala de aula. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: Reflexões para professores e formadores. v. 2. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 59-77.
VICENTIN, Karina. Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental público: de representações de professores a políticas linguísticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2013.
Publicado
2023-02-22
Como Citar
de São Pedro, J. (2023). Língua Inglesa no Ensino Fundamental I. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 146-164. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18086