Língua Inglesa no Ensino Fundamental I
contribuições teóricas e práticas de um olhar transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18086Palavras-chave:
Língua Inglesa; Fundamental I; Transdisciplinaridade; Criticidade; CidadaniaResumo
Este artigo tem como objetivo a reflexão a respeito do ensino e aprendizagem de língua inglesa no fundamental I sob a perspectiva do olhar transdisciplinar, atrelado ao desenvolvimento da cidadania e da criticidade. A fim de alcançar esse objetivo, o texto se inicia contextualizando o ensino e aprendizagem de inglês no fundamental I no Brasil, ressaltando a lacuna existente na formação de professores para esse segmento (ROCHA, 2012; GIMENEZ, 2013; CHAGURI; TONELLI, 2013), bem como o olhar transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2015). Na sequência, é feito um percurso histórico, teórico e prático no âmbito da transdisciplinaridade para pensar a educação linguística na infância e a apresentação de indicadores transdisciplinares na escola (NAVAS; MORAES, 2015). Por fim, é trazida a possibilidade da transdisciplinaridade como elo entre as áreas de Letras e Pedagogia para pensar a formação do professor de língua inglesa para essa faixa etária. Apresenta-se ainda uma preocupação com a ausência de políticas públicas para o ensino e aprendizagem de inglês no fundamental I, com base em Chaguri e Tonelli (2013) e Santos e Tonelli (2021).
Referências
BROSSI, Giuliana Castro; TONELLI, Juliama Reichert Assunção. A construção do agir docente por professoras de língua inglesa para crianças: um olhar para o ensino como trabalho. <b>Alfa</b>, São Paulo, v. 65, p. 1-30, 2021.
CARTA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. I CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE. Portugal: Convento de Arrábia, 1994.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda (Orgs.). <b>Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade</b>. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. p. 115-126.
CHAGURI, Jhonatas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Existe uma política de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças? In: CHAGURI, Jhonatas de Paula; TONELLI, Juliana Reichert Assunção (Orgs). <b>Ensino de língua estrangeira para crianças</b>: o ensino e a formação em foco. Curitiba: Appris, 2013. p. 37-59.
FERIOTTI, Maria de Lourdes; CAMARGO, Dulce. M.P. Educação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: desenvolvendo conceitos. <b>Rev. Teoria e Prática da Educação</b>, v. 10, n. 2, p. 237-249, maio/ago. 2007.
GIMENEZ, Telma. A ausência de políticas para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais de escolarização no Brasil. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs) <b>Política e políticas linguísticas</b>. Campinas: Pontes e ALAB, 2013.
LEFFA, Vilson J. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das Teorias da Complexidade. <b>Revista Brasileira de Lingüística Aplicada</b>, v. 6, n. 1, p. 27-49, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs). <b>Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade</b>. Campinas: Alínea, 2010. p. 19-62.
LIMA, Aline Schmidt de; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. Formação de professores em pré-serviço: o fazer docente na oferta de língua inglesa para crianças. <b>REVELLI</b>, v. 9 n. 4, p. 37-57, dez. 2017.
MALTA, Liliane Salera. <b>Além do que se vê</b>: educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês para crianças de 2 a 5 anos. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2019.
MENSAGEM DE VILA VELHA/VITÓRIA. II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Brasil, 06 a 12 de setembro de 2005.
MILANESI, Irton. <b>A interdisciplinaridade no cotidiano dos professores</b>: avaliação de uma proposta curricular de estágio. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2004.
MORAES, Maria Cândida. <b>Transdisciplinaridade, criatividade e educação</b>: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MUNARI, Bruno. <b>Das coisas nascem as coisas</b>. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MORENO, Ticiane Rafaela de Andrade. <b>O político pode ser pedagógico em língua inglesa para crianças?</b>: representações do agir político de professores do ensino fundamental I da escola pública. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, 2018.
NAVAS, Juan Miguel Batalloso; MORAES, Maria Cândida. Por uma escola transdisciplinar: em busca de indicadores. In: MORAES, Maria Cândida. <b>Transdisciplinaridade, criatividade e educação</b>: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015. p. 89-118.
NICOLESCU, Basarab. <b>O manifesto da transdisciplinaridade</b>. São Paulo: Triom, 1999.
PADRE, Brenda Treco. <b>A formação pré e em serviço do professor de inglês no ensino fundamental I</b>. 2019. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. <b>Reflexões e propostas sobre língua estrangeira no ensino fundamental I</b>: Plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas: Pontes, 2012.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. <b>Propostas para inglês no ensino fundamental I público</b>: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2010.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. <b>Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1a a 4a séries</b>: dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2006.
SANTOS, Akiko; SANTOS, Ana Cristina S.; SOMMERMAN, Américo. Conceitos e práticas transdisciplinares na educação. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. <b>Complexidade e Transdisciplinaridade</b>: em busca da totalidade perdida. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; TONELLI, Juliana Reichert Assunção. Diálogos sobre a formação de docentes para ensino de línguas adicionais para crianças. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Orgs.). <b>Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional nas diferentes idades</b>: Reflexões para professores e formadores. v. 2. Campinas - SP: Pontes Editores, 2021. p. 207-243.
SÃO PEDRO, Joana de. <b>Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I</b>: percursos e representações docentes. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, 2016.
SÃO PEDRO-INOCENTE, Joana de. Criticidade e cidadania no Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I: um olhar transdisciplinar para a prática da sala de aula. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida. <b>Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades</b>: Reflexões para professores e formadores. v. 2. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 59-77.
VICENTIN, Karina. <b>Inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental público</b>: de representações de professores a políticas linguísticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.