Guia de Avaliação para a Aprendizagem de Inglês por Crianças

elaboração e instrumentos de avaliação

  • Eleonora Sonoda Gomes UEL
  • Juliana Reichert Assunção Tonelli UEL
Palavras-chave: Inglês; Crianças; Autoavaliação; Instrumentos

Resumo

Com a crescente oferta do ensino de inglês para os anos iniciais do ensino fundamental, algumas demandas surgem no âmbito da formação de professores para atuar nesse contexto. Uma dessas demandas é refletir sobre a avaliação para a aprendizagem da língua inglesa nessa fase de escolarização. Usualmente, quando nos referimos à avaliação, pensamos em provas escritas que servem às finalidades somativas que revelam uma nota final. No entanto, a literatura especializada mostra a importância da avaliação processual que possa indicar para o aluno e para o professor o desenvolvimento da criança; no nosso caso, no que tange à aprendizagem da língua inglesa. Nesta pesquisa, analisamos com mais atenção à autoavaliação para a aprendizagem como conceito que explora o ato de refletir, com a ajuda do docente, sobre o seu próprio percurso de aprendizagem e também como instrumento de emancipação do aprendiz criança. Os objetivos da pesquisa foram: 1) discutir a autoavaliação
como uma proposta no ensino e na avaliação para a aprendizagem de inglês para crianças, e 2) sugerir adaptações de atividades para realizá-la em sala de aula de língua inglesa com crianças. Para isso, foram analisados excertos de transcrições da gravação de um curso voltado à educação de professores e professoras de inglês que atuam ou desejam atuar junto a crianças. A partir da literatura especializada e dos dizeres tematizados pelas cursistas, foram sugeridas adequações em atividades que possam ser utilizadas na avaliação para a aprendizagem. Conclui-se que a adequação de instrumentos de avaliação é uma prática que necessita ser promovida entre professores e professoras de inglês com crianças e que, por ser pouco utilizada no Brasil, a autoavaliação necessita ser mais bem explorada, em especial, no contexto em que a pesquisa foi desenvolvida.

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Publicado
2023-05-25
Como Citar
Gomes, E. S., & Tonelli, J. R. A. (2023). Guia de Avaliação para a Aprendizagem de Inglês por Crianças. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 210-232. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.18729