A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO E OS DISCURSOS DE “BOM” E “MAU” GOVERNO
Resumo
O que revelam as fake news quando estudadas quantitativamente? Neste trabalho, no objetivo de compreender as estratégias persuasivas utilizadas pelo enunciador-destinador para com o enunciatário-destinatário, abordaremos o fazer-crer pressuposto em um corpus de fake news desmentidas durante o mês de janeiro de 2023 pela agência de checagem Lupa. Ancorados na Semiótica Discursiva, nossa discussão priorizará os valores em jogo no corpus em estudo, assim como os temas e os discursos que perpassam essas fake news. Para entender o fazer-crer do enunciador-destinador, ainda, nosso estudo abordará as relações intertextuais e interdiscursivas que as notícias desmentidas estabelecem com outros textos/discursos. Por fim, nosso intuito é trazer alguns traços da imagem do ator da enunciação dos textos desmentidos. Lembrando que o sujeito da enunciação é um actante implícito logicamente pressuposto pelo enunciado, enquanto o ator da enunciação se define pela totalidade de seus discursos. (GREIMAS; COURTÉS, 2013). Os resultados deste estudo indicam que, predominantemente, o enunciador-destinador das fake news busca denegrir a imagem dos opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto na imanência, o discurso que ecoa é a de um bom ex-governante.
Referências
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XXXXXXXXXXXXXX. No prelo.
Sites Pesquisados:
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