A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO E OS DISCURSOS DE “BOM” E “MAU” GOVERNO

  • Sonia Merith-Claras UNICENTRO
Palavras-chave: Fake News, Contrato de Veridicção, Intertextualidade, Interdiscurso, Éthos, Ethos

Resumo

O que revelam as fake news quando estudadas quantitativamente? Neste trabalho, no objetivo de compreender as estratégias persuasivas utilizadas pelo enunciador-destinador para com o enunciatário-destinatário, abordaremos o fazer-crer pressuposto em um corpus de fake news desmentidas durante o mês de janeiro de 2023 pela agência de checagem Lupa. Ancorados na Semiótica Discursiva, nossa discussão priorizará os valores em jogo no corpus em estudo, assim como os temas e os discursos que perpassam essas fake news. Para entender o fazer-crer do enunciador-destinador, ainda, nosso estudo abordará as relações intertextuais e interdiscursivas que as notícias desmentidas estabelecem com outros textos/discursos. Por fim, nosso intuito é trazer alguns traços da imagem do ator da enunciação dos textos desmentidos. Lembrando que o sujeito da enunciação é um actante implícito logicamente pressuposto pelo enunciado, enquanto o ator da enunciação se define pela totalidade de seus discursos. (GREIMAS; COURTÉS, 2013). Os resultados deste estudo indicam que, predominantemente, o enunciador-destinador das fake news busca denegrir a imagem dos opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto na imanência, o discurso que ecoa é a de um bom ex-governante.

Biografia do Autor

Sonia Merith-Claras, UNICENTRO

Professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, Paraná. Licenciada em Letras e especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras (FECILCAM). Mestre  e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com ênfase na formação de professores. Estágio de pós-doutorado sob a supervisão da professora Diana Luz Pessoa de Barros, na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas correlatas ao ensino de Língua Portuguesa, como a Prática de Ensino, o Estágio Supervisionado e a Formação inicial e continuada de professores.  Pesquisa a teoria Semiótica Discursiva, relacionando-a ao ensino. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Língua e Literatura da UNICENTRO.

Referências

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XXXXXXXXXXXXXX. No prelo.

Sites Pesquisados:
https://lupa.uol.com.br/jornalismo/categoria/verifica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 28/02/2024.
Publicado
2024-06-26
Como Citar
Merith-Claras, S. (2024). A DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO CONTEXTO POLÍTICO BRASILEIRO E OS DISCURSOS DE “BOM” E “MAU” GOVERNO. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 28(55), 117-135. https://doi.org/10.55028/papeis.v28i55.20677