A memória em Yo el supremo de Augusto Roa Bastos
Resumo
Resumo: Augusto Roa Bastos (1917-2005) redimensiona fatos históricos utilizando a memória como instrumento para a reelaboração da escrita da história a partir de um novo ângulo. As questões da memória e da história constituem o tecido da produção narrativa do escritor. A memória oral assim como a memória escrita e os registros da produção historiográfica paraguaia são essenciais em sua produção narrativa, pois Roa Bastos busca na literatura uma saída não apenas para denunciar, mas também para resistir aos desmandos do poder em suas distintas instâncias. Neste texto serão tratadas as questões de memória no romance Yo el Supremo (1974).
Palavras-chave: Memória. Literatura Hispanoamericana. Roa Bastos.
Referências
BOUVET, Nora Esperanza. Estética del plagio y crítica política de la cultura en Yo el Supremo. Asunción: Servilibro, 2009.
ROA BASTOS, Augusto. Yo el Supremo. Buenos Aires: Debolsillo, 2008.
FUENTES, Carlos. Augusto Roa Bastos: El poder de la imaginación. In: ROA BASTOS, Augusto. Yo el Supremo. Buenos Aires: Debolsillo, 2008.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
SANTO AGOSTINHO. Confissões, Livros VII, X e XI. Trad. Arnaldo do Espírito Santo; João Beato; Maria Cristina Castro-Maia de Sousa Pimentel. Covilhã: Lusofia. net, 2008. Disponível em: <http://www.lusofia.net/textos/agostinho_de_hipona_confessiones_livros_vii_x_xi.pdf>Acesso em: 17jul2012.
RODRÍGUEZ-ALCALÁ, Beatriz (org). Comentarios sobre Yo el Supremo. Asunción: Servilibro, 2011.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et.al]. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.