O ESTÚDIO DO DEBATE PRESIDENCIAL AO VIVO: UM ELEMENTO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO
Abstract
In this paper, we analyze the studios of television stations as texts, in other words, a plan of expression set up to produce meaning in the live presidential debate. To develop this study, we used the canonical categories of semi-symbolism by Jean-Marie Floch. According to it, we analyze the debates broadcast by the channels Bandeirantes and Rede Globo from 1989 to 2014. We consider that the studio is figurativized as a process of the voter’s manipulation because the debate is an argumentative strategy, and that being the case, the figurativization of the studio and the disposition of the actants in the enunciative scene produce a meaning that is in line with the expectations of the stations. In the analyses, we concluded by homologating the plane of content in relation to the plane of the expression of the plastic debate space that the elements that compose the eidetic, topological, and chromatic categories are inserted in the enunciative scene, materializing the discourse that the stations intend to transmit, whether they are euphoric or dysphoric concerning the subjects.
References
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2ª edição, 4ª reimpressão, 2005, 288 p.
FLOCH Jean-Marie. Petites Mythologies de l’oeil et de l’esprit. Pour une sémiotique plastique. Paris/Amsterdam: Hadès-Benjamins, 1985.
FLOCH Jean-Marie. Identité visuelles. Paris: Puf, 1985, 221 p.
PLATON. La République. Baccou, Robert (Préface, traduction, notes). Paris: Garnier-Flammarion, impr, 1966, livre VII.
HOUAISS, Antônio ; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, 1986 p.
VEIGA, Luciana Fernandes; SOUZA, Nelson Rosário de; SANTOS, Sandra Avi dos. Debate presidencial: as estratégias de Lula e Alckmin na TV Bandeirantes. In: Política & Sociedade, Nº 10, abril de 2007. Disponível em:
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.