Área do Círculo em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: um Olhar a partir das Apreensões Figurais

Palavras-chave: Apreensões. Ensino de Geometria. Área do Círculo. Ensino Fundamental. Livro Didático.

Resumo

Neste trabalho objetiva-se investigar se propostas de atividades permitem mobilizar apreensões figurais - perceptiva, sequencial, discursiva e operatória – e suas respectivas modificações no estudo da área do círculo quando são analisadas duas coleções de livros didáticos selecionadas por uma Escola Municipal de Erechim/RS, no ano letivo de 2016, ao longo de todo Ensino Fundamental, ou seja, uma coleção referente aos Anos Iniciais e outra aos Anos Finais. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos registros de representação semiótica e caracteriza-se em uma pesquisa qualitativa que considera princípios da análise de conteúdo. Dentre as atividades categorizadas, cerca de 90% permitem mobilizar a apreensão perceptiva, e em aproximadamente 25% delas a apreensão operatória, com ênfase na modificação mereológica. A apreensão sequencial foi evidenciada em apenas 2,61% das questões, enquanto que a discursiva, em menos de 1% das atividades.

Biografia do Autor

Priscila Arcego, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática/Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para Formação do Professor de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora concursada da Prefeitura Municipal de Erechim, atuando como Diretora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, no período de 40 horas/semanais. Atualemnte também é aluna da Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar, Campus Erechim da UFFS. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, principalmente envolvendo o ensino de geometria e uso de tecnologias digitais no Ensino Fundamental. Tem experiência na Alfabetização de Anos Iniciais, com a Disciplina específica de Matemática nos Anos Finais e gestão escolar. E-mail: priarcego@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5011-4298.

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM, do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, de oficinas de acompanhamento pedagógico dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Fortalecendo a Aprendizagem em escolas dos municípios de Agudo/RS e Paraíso do Sul/RS. Foi professora na rede municipal de Agudo em 2018 e 2019, ministrando a disciplina de Matemática para anos finais do Ensino Fundamental e também foi tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na modalidade Educação a Distância. Atualmente é aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-Campus Visconde da Graça e participa do Grupo de Pesquisas EMgep. E-mail: juliana_kiefer@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4912-5747.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na educação básica e no ensino superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática. E-mail: rcpmariani@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8202-8351.

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Publicado
2021-03-30
Como Citar
ARCEGO, P.; KIEFER, J. G.; MARIANI, R. DE C. P. Área do Círculo em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: um Olhar a partir das Apreensões Figurais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-22, 30 mar. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)