Área do Círculo em Livros Didáticos do Ensino Fundamental: um Olhar a partir das Apreensões Figurais
Resumo
Neste trabalho objetiva-se investigar se propostas de atividades permitem mobilizar apreensões figurais - perceptiva, sequencial, discursiva e operatória – e suas respectivas modificações no estudo da área do círculo quando são analisadas duas coleções de livros didáticos selecionadas por uma Escola Municipal de Erechim/RS, no ano letivo de 2016, ao longo de todo Ensino Fundamental, ou seja, uma coleção referente aos Anos Iniciais e outra aos Anos Finais. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos registros de representação semiótica e caracteriza-se em uma pesquisa qualitativa que considera princípios da análise de conteúdo. Dentre as atividades categorizadas, cerca de 90% permitem mobilizar a apreensão perceptiva, e em aproximadamente 25% delas a apreensão operatória, com ênfase na modificação mereológica. A apreensão sequencial foi evidenciada em apenas 2,61% das questões, enquanto que a discursiva, em menos de 1% das atividades.
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