Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática
Resumo
Este artigo reúne experiências e reflexões dos três professores formadores da mesa redonda “Experiências Formativas no Curso de Licenciatura em Matemática” do evento XII WORKSHOP DE VERÃO EM MATEMÁTICA da Universidade de Brasília, realizado em 12 de fevereiro de 2020. Apresenta e discute práticas formativas inovadoras, desenvolvidas em universidades públicas do país, particularmente, nas Universidades Federais de Itajubá, de Goiás e de Viçosa. A primeira experiência está relacionada ao ensino de Matemática no contexto de projetos interdisciplinares, desenvolvida em articulação com a escola, por meio de um projeto de extensão e do Programa Residência Pedagógica (PRP). A segunda, refere-se a ações formativas proporcionadas a licenciandos junto ao Subprojeto PIBID Matemática Goiânia/UFG. A terceira experiência trata do uso do cinema no contexto de formação inicial de professores, fundamentada no aporte teórico de enculturação matemática. Essas experiências têm em comum a abordagem interdisciplinar no desenvolvimento profissional do futuro professor de Matemática.
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