Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática

Palavras-chave: Formação de Professores. Interdisciplinar. PRP. PIBID. Cinema.

Resumo

Este artigo reúne experiências e reflexões dos três professores formadores da mesa redonda “Experiências Formativas no Curso de Licenciatura em Matemática” do evento XII WORKSHOP DE VERÃO EM MATEMÁTICA da Universidade de Brasília, realizado em 12 de fevereiro de 2020. Apresenta e discute práticas formativas inovadoras, desenvolvidas em universidades públicas do país, particularmente, nas Universidades Federais de Itajubá, de Goiás e de Viçosa. A primeira experiência está relacionada ao ensino de Matemática no contexto de projetos interdisciplinares, desenvolvida em articulação com a escola, por meio de um projeto de extensão e do Programa Residência Pedagógica (PRP). A segunda, refere-se a ações formativas proporcionadas a licenciandos junto ao Subprojeto PIBID Matemática Goiânia/UFG. A terceira experiência trata do uso do cinema no contexto de formação inicial de professores, fundamentada no aporte teórico de enculturação matemática. Essas experiências têm em comum a abordagem interdisciplinar no desenvolvimento profissional do futuro professor de Matemática.

Biografia do Autor

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Doutora em Educação, subárea Ensino e Práticas Culturais (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Possui experiência de 20 anos como professora de Matemática na educação básica e atua na formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF). Fundadora e Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop). Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2020. Atuou como coordenadora Institucional e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica de 08/2018 a 01/2020. Coordenou o Subprojeto de Matemática do PIBID de 2014 a 2018. Seus temas de interesse/pesquisa são: formação de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico de conteúdo, investigações matemáticas. E-mail: limatesco@unifei.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3070-1030.

Jhone Caldeira Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (ambos em 2002), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) com Doutorado Sandwich na Universidad Autónoma de Madrid (2007). Já atuou como Professor na Universidade de Brasília (2004-2005 - Professor Substituto) e em Instituições no Distrito Federal e em Goiás. É autor de livros intitulados Estruturas Algébricas para Licenciatura. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (Goiânia). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Condições de Finitude em Grupos e Álgebras de Lie e Aplicações (Líder-UFG), Grupos com Condições de Finitude (UnB), Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Condições de Finitude em Teoria dos Grupos e Álgebra não comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lie Algebras, Varieties of Groups and the Restricted Burnside Problem, Algebras and Representations. E-mail: jhone@ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2137-2420.

Marli Duffles Donato Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências - pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (2016). Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999), Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Matemática e Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado Profissional (PPGECM/UFV). Coordenadora de área interdisciplinar/matemática-física-química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa UFV-PIBID/CAPES. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa (GEPEMUV). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Enculturação Matemática, Tecnologia da Informação, História da Matemática. E-mail: marliddmoreira@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5653-5010.

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Publicado
2021-03-31
Como Citar
MATESCO CRISTOVÃO, E.; SILVA, J. C.; MOREIRA, M. D. D. Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-22, 31 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática