Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática

Resumen

Este artículo reúne las experiencias y reflexiones de los tres docentes que conformaron la mesa redonda “xxxx” del evento xxxxx, realizado en xxxx. Presenta y discute prácticas innovadoras de formación desarrolladas en universidades públicas del país, particularmente en xxxxx. La primera experiencia está relacionada con la enseñanza de las Matemáticas en el contexto de proyectos interdisciplinarios, desarrollados en conjunto con la escuela, a través de un proyecto de extensión y el Programa de Residencia Pedagógica (PRP). El segundo se refiere a las acciones formativas que se brindan a los estudiantes de pregrado con el Subproyecto PIBID Matemáticas xxxx. La tercera experiencia trata sobre el uso del cine en el contexto de la formación inicial del profesorado a partir del aporte teórico de la enculturación matemática. Estas experiencias tienen en común el enfoque interdisciplinario en el desarrollo profesional del futuro profesor de matemáticas.

Biografía del autor/a

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Doutora em Educação, subárea Ensino e Práticas Culturais (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Possui experiência de 20 anos como professora de Matemática na educação básica e atua na formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF). Fundadora e Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop). Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2020. Atuou como coordenadora Institucional e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica de 08/2018 a 01/2020. Coordenou o Subprojeto de Matemática do PIBID de 2014 a 2018. Seus temas de interesse/pesquisa são: formação de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico de conteúdo, investigações matemáticas. E-mail: limatesco@unifei.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3070-1030.

Jhone Caldeira Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (ambos em 2002), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) com Doutorado Sandwich na Universidad Autónoma de Madrid (2007). Já atuou como Professor na Universidade de Brasília (2004-2005 - Professor Substituto) e em Instituições no Distrito Federal e em Goiás. É autor de livros intitulados Estruturas Algébricas para Licenciatura. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (Goiânia). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Condições de Finitude em Grupos e Álgebras de Lie e Aplicações (Líder-UFG), Grupos com Condições de Finitude (UnB), Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Condições de Finitude em Teoria dos Grupos e Álgebra não comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lie Algebras, Varieties of Groups and the Restricted Burnside Problem, Algebras and Representations. E-mail: jhone@ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2137-2420.

Marli Duffles Donato Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências - pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (2016). Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999), Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Matemática e Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado Profissional (PPGECM/UFV). Coordenadora de área interdisciplinar/matemática-física-química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa UFV-PIBID/CAPES. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa (GEPEMUV). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Enculturação Matemática, Tecnologia da Informação, História da Matemática. E-mail: marliddmoreira@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5653-5010.

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Publicado
2021-03-31
Cómo citar
MATESCO CRISTOVÃO, E.; SILVA, J. C.; MOREIRA, M. D. D. Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-22, 31 mar. 2021.
Sección
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática