Formative Experiences in the Mathematics Degree

Keywords: Teacher Training. Interdisciplinary. PRP. PIBID. Movie.

Abstract

This article brings together the experiences and reflections of the three teachers who form the round table “Formative Experiences in the Mathematics Licentiate Degree Course” of the "XII Summer Workshop in Mathematics", held in February 12, 2020. It presents and discusses innovative training practices developed in public universities in the country, particularly in Federal Universities of Itajubá, Goiás and Viçosa. The first experience is related to the teaching of mathematics in the context of interdisciplinary projects, developed in conjunction with the school, through an extension project and the Pedagogical Residence Program (PRP). The second refers to training actions provided to undergraduate students in the PIBID Mathematics Goiânia/UFG Subproject. The third experience deals with the use of cinema in the context of initial teacher education based on the theoretical contribution of mathematical enculturation. These experiences have in common the interdisciplinary approach in the professional development of the future mathematics teacher.

Author Biographies

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), onde atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Doutora em Educação, subárea Ensino e Práticas Culturais (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Possui experiência de 20 anos como professora de Matemática na educação básica e atua na formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas (GPEMPF). Fundadora e Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (Geifop). Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edital 2020. Atuou como coordenadora Institucional e como docente orientadora do Programa Residência Pedagógica de 08/2018 a 01/2020. Coordenou o Subprojeto de Matemática do PIBID de 2014 a 2018. Seus temas de interesse/pesquisa são: formação de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico de conteúdo, investigações matemáticas. E-mail: limatesco@unifei.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3070-1030.

Jhone Caldeira Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (ambos em 2002), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (Área de Concentração: Álgebra) com Doutorado Sandwich na Universidad Autónoma de Madrid (2007). Já atuou como Professor na Universidade de Brasília (2004-2005 - Professor Substituto) e em Instituições no Distrito Federal e em Goiás. É autor de livros intitulados Estruturas Algébricas para Licenciatura. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás (Goiânia). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Condições de Finitude em Grupos e Álgebras de Lie e Aplicações (Líder-UFG), Grupos com Condições de Finitude (UnB), Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Condições de Finitude em Teoria dos Grupos e Álgebra não comutativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Lie Algebras, Varieties of Groups and the Restricted Burnside Problem, Algebras and Representations. E-mail: jhone@ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2137-2420.

Marli Duffles Donato Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências - pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal (2016). Bacharel e Licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999), Engenheira de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Matemática e Professora/Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, nível Mestrado Profissional (PPGECM/UFV). Coordenadora de área interdisciplinar/matemática-física-química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa UFV-PIBID/CAPES. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da Universidade de Viçosa (GEPEMUV). Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Enculturação Matemática, Tecnologia da Informação, História da Matemática. E-mail: marliddmoreira@ufv.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5653-5010.

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Published
2021-03-31
How to Cite
MATESCO CRISTOVÃO, E.; SILVA, J. C.; MOREIRA, M. D. D. Formative Experiences in the Mathematics Degree. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-22, 31 Mar. 2021.
Section
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática