Aperfeiçoamento da Engenharia Didático-Informática com Contribuições da Metodologia de Desenvolvimento do Software Modellus
Resumo
O presente artigo difunde alguns dos resultados de uma investigação de doutorado com foco na Engenharia de Software Educativo. Discutimos no recorte aqui veiculado, os resultados da análise da engenharia do software Modellus e como esta contribuiu para (re)pensar os métodos e técnicas da Engenharia Didático-Informática. Assim, a pesquisa aqui apresentada está inserida na problemática de metodologias de desenvolvimento de software educativo bem como nas formas de construção de tecnologias digitais que auxiliem, efetivamente, as atividades de ensinar e aprender. Os procedimentos metodológicos foram iniciados com um levantamento bibliográfico a fim de atualizar os referenciais e posteriormente a construção de uma entrevista para obter informações precisas sobre a construção do software Modellus. Os resultados deste estudo indicam que: 1. É possível classificar a engenharia a qual o Modellus foi submetido como "Didático-Informática" e 2. a Engenharia Didático-Informática se configura como uma metodologia robusta para o desenvolvimento de software educativo que alie contribuições teóricas e metodológicas oriundas da Engenharia Didática e da Engenharia de Software.
Referências
ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. 1. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. V. 1. Cap. 4, p. 193 -217.
ARTIGUE, Michèle. Ingénierie didactique: quel rôle dans la recherche didactique aujourd’hui?. In: Les dossiers des sciences de l'éducation, N° 8, 2002. Didactique des disciplines scientifiques et technologiques : concepts et méthodes. p. 59-72.
ARTIGUE, Michèle. L´ingénierie didactique: un essai de synthèse. in Margolinas et all.(org.): En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, v. 1, p. 225-237, 2009.
BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori, SEARA, Everton Flávio Rufino, SCHLINDWEIN, Luciane Maria.Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: Proposta e Experimentação. Revista Novas Tecnologias na Educação – CINTED UFRGS, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, p. 1 – 10, Maio, 2005.
BOURQUE, Pierre .; FAIRLEY, Richard E. (Dick). Guide to the Software Engineering Body of Knowledge, Version 3.0. Disponível em: https://www.computer.org/education/bodies-of-knowledge/software-engineering. Acesso em: 10 de jan. 2020.
CONFREY, Jere; SMITH, Erick. Function Probe: Multi-Representational Software for Learning about Functions. New York State Association for Computers and Technology in Education 6, pp. 60-64. Using computers to promote students’ inventions on the function concept. In Malcom, S., Roberts, L., & Sheingold, K. (Eds.). This year in school science 1991. (pp. 141-174). Washington, DC: American Association for the Advancement of Science. 1992.
COSTA, Antonioedro., COSTA, Estela Barreto. Contributos para o Desenvolvimento de Software Educativo tendo por base Processos Centrados no Utilizador. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 4, n. 2, p. 1–15, 2013.
LAGRANGE, Jean-Baptiste. Curriculum, classroom practices and tool design in the learning of functions through technology-aided experimental approaches. International Journal of Computers in Mathematics Learning10: 143–189. 2005.
PERRIN-GLORIAN, . L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. in Margolinas et all.(org.): En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, v. 1, p. 57-78, 2009.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Alguns princípios para situações de engenharia de software educativos. Inter-ação, Goiás, v. 34, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/6540/4801. Acesso em: 06 de set. 2020.
SILVA, César Thiago José da. A Engenharia Didático-Informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. 163f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec). Recife, UFPE, 2016.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2011.
TEODORO, Vitor Duarte. Modellus: Learning Physics with Mathematical Modelling. 2002. f 248. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Lisboa. Universidade Nova de Lisboa, 2002.
TIBURCIO, Ricardo dos Santos. Engenharia Didático-Informática: uma metodologia para a produção de software educativo. 190f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec). Recife, UFPE, 2020.
TIBÚRCIO, Ricardo dos Santos. Processo de desenvolvimento de software educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função. 112f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec). Recife. UFPE, 2016.
TIBURCIO, Ricardo dos Santos.; BELLEMAIN, Franck Gilbert René. Process of educational software development: epistemological and experimental analysis in the creation environment Lematec-Studium. In: Re(s)sources 2018 International Conference, 2018, Lyon. Proceedings... Re(s)sources 2018 International Conference, 2018.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.