Aperfeiçoamento da Engenharia Didático-Informática com Contribuições da Metodologia de Desenvolvimento do Software Modellus

Palavras-chave: Engenharia Didático-Informática, Engenharia de Software, Software Educativo, Engenharia Didática

Resumo

O presente artigo difunde alguns dos resultados de uma investigação de doutorado com foco na Engenharia de Software Educativo. Discutimos no recorte aqui veiculado, os resultados da análise da engenharia do software Modellus e como esta contribuiu para (re)pensar os métodos e técnicas da Engenharia Didático-Informática. Assim, a pesquisa aqui apresentada está inserida na problemática de metodologias de desenvolvimento de software educativo bem como nas formas de construção de tecnologias digitais que auxiliem, efetivamente, as atividades de ensinar e aprender. Os procedimentos metodológicos foram iniciados com um levantamento bibliográfico a fim de atualizar os referenciais e posteriormente a construção de uma entrevista para obter informações precisas sobre a construção do software Modellus. Os resultados deste estudo indicam que: 1. É possível classificar a engenharia a qual o Modellus foi submetido como "Didático-Informática" e 2. a Engenharia Didático-Informática se configura como uma metodologia robusta para o desenvolvimento de software educativo que alie contribuições teóricas e metodológicas oriundas da Engenharia Didática e da Engenharia de Software.

Biografia do Autor

Ricardo Tiburcio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Prefeitura da Cidade do Recife.  Membro  do Grupo  de  Pesquisa  Atelier Digitas. E-mail: rico.tiburcio@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8601-3993.

Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Didactique des mathématiques pela Université Joseph Fourier (Grenoble-I). Professor da Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes e Comunicação. Membro do Grupo de Pesquisa Atelier Digitas. E-mail: franck.bellemain@ufpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5358-2057.

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Publicado
2021-07-28
Como Citar
TIBURCIO, R.; BELLEMAIN, F. Aperfeiçoamento da Engenharia Didático-Informática com Contribuições da Metodologia de Desenvolvimento do Software Modellus. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-21, 28 jul. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)