Function Studium: concepção, desenvolvimento e validação de um software para abordar funções em uma perspectiva covariacional
Resumo
Esta pesquisa insere-se na problemática da concepção e desenvolvimento de softwares educativos de Matemática, com o objetivo de conceber e validar um software para abordar o conceito de função em uma perspectiva covariacional. Tal processo fundamentou-se no quadro teórico-metodológico da Engenharia Didático-Informática, que alia aspectos da Didática da Matemática a aspectos computacionais. O software denominado Function Studium foi testado com uma dupla de licenciandos em Matemática, que resolveram duas atividades sobre a taxa de variação das funções afim e quadrática. Os resultados mostram como características e ferramentas específicas do software deram suporte ao desenvolvimento do raciocínio covariacional dos estudantes, auxiliando-os na inferência de padrões de variação das funções e de aspectos da passagem da taxa de variação média para a instantânea. Tais resultados permitiram validar o Function Studium como uma ferramenta de suporte ao raciocínio covariacional. Destacaram-se, ainda, a importância das fases do desenvolvimento do software e necessidades de melhorias para versões futuras.
Referências
ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. Didática das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. Cap 4, p. 193 -217.
BELLEMAIN F., Conception, réalisation et expérimentation d'un logiciel d'aide à l'enseignement de la géométrie, Cabri-géomètre, Tese de doutorado, Université Joseph Fourier, 1992
BELLEMAIN, F. G. R.; RAMOS C. S.; dos SANTOS, R. T. Engenharia de Softwares Educativos, o caso do Bingo dos Racionais. In: VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Anais do VI SIPEM. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-12.
BELLEMAIN, F., TIBÚRCIO, R. Processo de desenvolvimento de software educativo: análise teórica e experimental com recurso a teoria da orquestração instrumental. In: 1º Simpósio Latino-Americano de didática da Matemática, 2017, Bonito-MS. Anais LADIMA. Campo Grande: UFMS, 2017.
CARLSON, M. et al. Applying covariational reasoning while modeling dynamic events: A framework and a study. Journal for Research in Mathematics Education, v.33, n.5, p.352-378, 2002.
CASTRO FILHO, J. A. Novas Tecnologias e o ensino de função, taxa de variação e acumulação. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática - VII Enem, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática, Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2001.
CONFREY, J.; SMITH, E. Exponential functions, rates of change, and the multiplicative unit. Educational Studies in mathematics, v. 26, n. 2-3, p. 135-164, 1994.
GALVIS, A. H. Ingeniería de Software Educativo. Santafé de Bogotá: Ediciones Uniandes, 1992.
GOMES FERREIRA, V. G. Exploring Mathematical Functions through dynamic microworlds. 1997. Tese de Doutorado. Institute of Education (University of London).
HOHENWARTER, M. et al. GeoGebra - Dynamic Mathematics for Everyone, versão 5.0.146.0, Windows, Mac OS X e Linux. Linz: Austria, 2015. Disponível em: < http://www.geogebra.org/> Acesso em: 31 de agosto de 2015
KAPUT, J. Technology and Mathematics Educacion. In: D.A. Grows (Ed.) Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning, Macmillan, NY, 1992, p. 515-556.
LIMA, E. L. et al. A Matemática do Ensino Médio. v.1, 8 ed. Rio de Janeiro: SBM, 2005.
RAMOS, C. S. Princípios de Engenharia de Software Educativo com base na Engenharia Didática: uma Prototipação do Bingo dos Racionais. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2014.
SILVA, C.T.J. A Caracterização da função quadrática com o auxílio de softwares. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, UFPE, Recife, 2009.
SILVA, C.T.J. A Engenharia Didático-Informática na prototipação de um software para abordar o conceito de taxa de variação. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2016.
SILVEIRA, E. Uma Sequência Didática para aquisição/construção da noção de taxa de variação média de uma função. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo. 6 ed. Pearson Education Companion, 2003.
TIBÚRCIO, R.S. Processo de desenvolvimento de software educativo: Um estudo da prototipação de um software para o ensino de função. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, Recife, 2016.
PORTAL DO LEMATEC. Home. Disponível em: <http://lematec.net.br/lematecNEW/>. Acesso em 13 de julho de 2017.
VILLA-OCHOA, J. A. Raciocínio “covariacional”: O caso da função quadrática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife: Comité Interamericano de Educação Matemática, 2011.