A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): Afirmando Posições Decoloniais contra Discursos de Subalternização da Profissão Docente

Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática. Decolonialidade. Subjetividades Profissionais Docentes.

Resumo

Este artigo discute desdobramentos de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo investigar a construção de subjetividades sobre a profissão docente durante a formação inicial de professores de matemática(s), em diálogo com a proposição de uma releitura decolonial da literatura sobre formação de professores. A produção de dados empíricos foi realizada com estudantes da licenciatura em matemática de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro, a partir de narrativas sobre suas experiências com matemática(s) na escola e na licenciatura e de grupos focais que promoveram uma discussão sobre as experiências relatadas. Os dados indicam um discurso que constrói subjetividades profissionais docentes no âmbito da colonialidade. A conscientização dos participantes sobre esse discurso viabilizou a consolidação de posições de insurgência contra sua naturalização na futura prática docente, apontando caminhos para a produção de subjetividades não subalternizadas.

Biografia do Autor

Victor Giraldo, UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: victor.giraldo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2246-6798.

Diego Matos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: diego.matos@uniriotec.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7208-3226.

Wellerson Quintaneiro, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ)

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: profmatwellerson@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8723-0033.

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Publicado
2021-03-30
Como Citar
GIRALDO, V.; MATOS, D.; QUINTANEIRO, W. A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): Afirmando Posições Decoloniais contra Discursos de Subalternização da Profissão Docente. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 34, p. 1-27, 30 mar. 2021.
Seção
Estudos na Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática