A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): Afirmando Posições Decoloniais contra Discursos de Subalternização da Profissão Docente
Resumo
Este artigo discute desdobramentos de uma pesquisa de doutorado, tendo como objetivo investigar a construção de subjetividades sobre a profissão docente durante a formação inicial de professores de matemática(s), em diálogo com a proposição de uma releitura decolonial da literatura sobre formação de professores. A produção de dados empíricos foi realizada com estudantes da licenciatura em matemática de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro, a partir de narrativas sobre suas experiências com matemática(s) na escola e na licenciatura e de grupos focais que promoveram uma discussão sobre as experiências relatadas. Os dados indicam um discurso que constrói subjetividades profissionais docentes no âmbito da colonialidade. A conscientização dos participantes sobre esse discurso viabilizou a consolidação de posições de insurgência contra sua naturalização na futura prática docente, apontando caminhos para a produção de subjetividades não subalternizadas.
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