Fatores Associados ao Sucesso Profissional do Professor de Matemática da Rede Pública do Distrito Federal

Palavras-chave: Autoconceito Profissional., Professor de Matemática., Sucesso Profissional.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo examinar a associação entre as variáveis ligadas ao autoconceito profissional de um grupo de professores de matemática da rede pública do DF e estimar o tempo em que esses professores levam para se considerarem profissionais bem-sucedidos. Para tanto, empreendemos a pesquisa por meio de questionário em formato eletrônico aplicado a 50 professores de Matemática do Distrito Federal que atuam na Secretaria de Estado de Educação (SEEDF) ou no Instituto Federal de Brasília (IFB). A análise dos resultados evidenciou o período de tempo em que a sensação de sucesso profissional no campo da educação perdura. Espera-se que este estudo possa colaborar com gestos e políticas de valorização dos professores de matemática e, de modo análogo, aos demais professores.

Biografia do Autor

Mateus Santana Reis, Instituto Federal de Brasília

Natural de Minas Geral e brasiliense de criação. Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Brasilia (2021). Atualmente trabalha como professor temporário de matemática na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atual principalmente na educação básica, pesquisa aplicada em estatística e probabilidade e temas transversais a educação. E-mail: mateusreis@outlook.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1448-9137

Pedro Carvalho Brom, Instituto Federal de Brasília

Natural de Brasília e mineiro de criação. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília (2020), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2005). Data Science Specialist pela Johns Hopkins University (2017). É professor e pesquisador no Instituto Federal de Brasília, atuando na Matemática Aplicada, Estatística, Modelagem e Programação em linguagem R. Gosta muito da sala de aula tanto para lecionar quanto para estudar. Está sempre bem humorado e tomando café. E-mail: pcbrom@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1288-7695

Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Brasília

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, campus Estrutural; Secretário Regional (Centro-Oeste) da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat); e Segundo líder do grupo PI: Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (UnB). Graduado em Matemática pela Faculdade Santa Terezinha (Fast/2008); Especialista em Educação Matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/2010); e Mestre e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/2014 e 2019) - eixo de interesse: Educação Matemática, Avaliação e Criatividade. Dentre suas principais produções, é autor do livro 'Matemática das Coisas ou Coisas da Matemática'; co-autor dos livros 'Estimulando a Criatividade, Motivação e Desempenho em Matemática: uma proposta para a sala de aula' e 'Criatividade em Matemática: conceitos, metodologias e avaliação'; e co-organizador do livro 'Criatividade em matemática: lições da pesquisa'. Além disso, foi idealizador e coordena os projetos de extensão 'Biblioteca Virtual de Pesquisas em Pensamento Crítico e Criativo em Matemática' e 'Matemática das Coisas'. E-mail: mateus.fonseca@ifb.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3373-2721.

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Publicado
2022-04-07
Como Citar
REIS, M. S.; BROM, P. C.; FONSECA, M. G. Fatores Associados ao Sucesso Profissional do Professor de Matemática da Rede Pública do Distrito Federal. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-21, 7 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)