Uso da Análise de Cluster em Avaliação Diagnóstica para Mapeamento de Defasagem Escolar
Resumo
Como proposição de pesquisa, esse trabalho irá apresentar uma possibilidade para mensurar e identificar por meio de avaliação diagnóstica, conhecimentos de matemática que estão em defasagem. Considerando que avaliação pode ser usada como leitura de pré requisitos que os estudantes possuem, propomos um diagnóstico que pode ser aplicado em larga escala, sem perder o foco no atendimento de grupos menores e/ou individuais. O método consiste no uso da análise de cluster mapeando estudantes com defasagens semelhantes a fim de obter, de modo técnico, a condição dos alunos que chegam no ensino médio do Instituto Federal de Brasília. A partir desta análise basal, apresentamos a forma de mapear este cenário.
Referências
BICUDO, M. A. V. Educação matemática. São Paulo: Centauro, 2005.
BLOOM, B. S. Taxionomia de objetivos educacionais e domínio cognitivo: Domínio cognitivo volume 1. Porto Alegre: Globo, 1983.
BOARD, C. Sat suite question bank. https://satsuite.collegeboard.org/k12- educators/tools-resources/question-bank, n. Acesso em: 01 de novembro de 2022, 2022.
BRASIL. Lei nº 9394 de diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação, n. Brasília, 2018.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. 6 ed. Campina: Autores Associados, 1999.
DEMO, P. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. 3. ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2010.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo. Porto: Porto Editora, n. Acesso em: 03 junho de 2022, 1994.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação formativa ou avaliação mediadora? Porto Alegre: Editora Mediação, 1993, 2003.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre, RS: Mediação, 2008.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
PONTE JOÃO PEDRO DA; BROCARDO, J. O. H. Investigações matemáticas na sala de aula. 12 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
R Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2022. Disponível em:
SANTOS, P. R. M. Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula. 3. ed. Campinas, SP. Autores Associados, Ciência Educação (Bauru), n. 1, 2010
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.