Uso da Análise de Cluster em Avaliação Diagnóstica para Mapeamento de Defasagem Escolar

Palavras-chave: Avaliação, Ensino de Matemática, Estatística, Análise de Agrupamentos.

Resumo

Como proposição de pesquisa, esse trabalho irá apresentar uma possibilidade para mensurar e identificar por meio de avaliação diagnóstica, conhecimentos de matemática que estão em defasagem. Considerando que avaliação pode ser usada como leitura de pré requisitos que os estudantes possuem, propomos um diagnóstico que pode ser aplicado em larga escala, sem perder o foco no atendimento de grupos menores e/ou individuais. O método consiste no uso da análise de cluster mapeando estudantes com defasagens semelhantes a fim de obter, de modo técnico, a condição dos alunos que chegam no ensino médio do Instituto Federal de Brasília. A partir desta análise basal, apresentamos a forma de mapear este cenário.

Biografia do Autor

Juliana Costa do Nascimento, Instituto Federal de Brasília

Juliana Costa do Nascimento, professora, possui graduação pelo Instituto Federal de
Brasília (2023) e pós-graduanda em Especialização em Matemática, Educação e
Tecnologias, também, pelo Instituto Federal de Brasília. Atualmente, estuda sobre o
mapeamento de estudantes, utilizando da análise de cluster em avaliações diagnósticas no
componente de matemática. A professora Juliana leciona em escola pública através da
Secretaria de Educação do Distrito Federal, onde trabalha com projetos de matemática e as
avaliações externas (OBMEP, PAS, ENEM e outros).

Pedro Carvalho Brom, Instituto Federal de Brasília

Professor Pedro Carvalho Brom é um matemático e estatístico brasileiro, com vasta
formação acadêmica e experiência profissional. Iniciou seus estudos em Matemática na
Universidade do Estado de Minas Gerais, seguido por uma especialização em Matemática e
Estatística pela Universidade Federal de Lavras. Posteriormente, obteve seu bacharelado e
mestrado em Estatística pela Universidade de Brasília. Atualmente, o professor Brom
leciona e desenvolve pesquisa no Instituto Federal de Brasília, com enfoque em Matemática
Aplicada, Estatística, Modelagem e Programação em linguagem R. Em um ambiente mais
descontraído, o professor Brom é conhecido por apreciar um cafezinho enquanto discute
projetos e colaborações com seus colegas.

Bruno Marx de Aquino Braga, Instituto Federal de Brasília

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1999), durante este
período foi bolsista do Serviço de Atendimento matemático à comunidade (SAMAC) sob a

tutela da professora Tânia Schimitt. Mestre pela Universidade de Brasília, do programa
PROFMAT. Título da dissertação: Teoria da resposta ao Item - O uso do modelo de
Samejima como proposta para correção de itens discursivos. Estudioso na área de
Avaliação em larga Escala sobretudo em modelos da Teoria da Resposta ao Item, também
na área de didática de ensino de probabilidade e estatística e na utilização de tecnologias
aplicadas ao ensino. Possui formação no software de geometria dinâmica Geogebra 3D e
Modelagem com o Geogebra. Autor, pela editora Geração Digital, de material didático digital
destinado ao ensino médio. Orientador de projetos de pesquisa na linha de objetos
educacionais digitais nos anos de 2013 e 2014, os quais consistem em produzir games com
o intuito de ensinar conceitos de grafos e criptografia para alunos do ensino médio e desde
2018 para desenvolvimento de objetos educacionais. Orientador de Trabalhos de Conclusão
de curso na licenciatura em matemática. Membro da Sociedade Brasileira de Computação
(SBC) , Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Sociedade Brasileira de
Matemática (SBM) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação
Básica (ANPMat) Professor da rede particular de ensino desde agosto de 1999, sendo
coordenador de matemática do Colégio Marista de Brasilia - Ensino Médio no período
compreendido entre os anos de 2011 e 2015. Participou da equipe que publicou a matriz
curricular de matemática da rede Marista de colégios. Elaborador de itens para o Exame
Nacional do Ensino Médio - ENEM, com formação dada pelo INEP. Revisor de itens de
matemática do ENEM. Professor do Instituto Federal de Brasília. Integra o Grupo de
Investigação em Educação Matemática registrado no CNPQ, GIEM-UnB, com pesquisa nas
áreas de formação de professores de Matemática e as novas tecnologias da informação e
da comunicação e análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino de Matemática.

Referências

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Publicado
2024-06-20
Como Citar
COSTA DO NASCIMENTO, J.; BROM, P. C.; BRAGA, B. M. DE A. Uso da Análise de Cluster em Avaliação Diagnóstica para Mapeamento de Defasagem Escolar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 26, 20 jun. 2024.