A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais

Palavras-chave: Educação Matemática., Currículo., Prática Docente Escolar., Formação de Professores., Formação Matemática do Professor.

Resumo

Contamos uma história abreviada das ideias que influenciaram os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil desde 1930, e também daquelas que influenciaram as visões teóricas alternativas que foram se desenvolvendo ao longo desse período. Como parte importante dessa história de ideias, mencionamos três conceitos que se desenvolvem a partir de estudos publicados entre 1975 e 1987: o de Recontextualização (Bernstein), o de Transposição Didática (Chevallard) e o de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman). Sob o olhar segundo o qual construímos este texto, tais conceitos são fundamentais porque inspiraram, direta ou indiretamente, uma série de trabalhos que contribuíram para aprofundar a compreensão da natureza específica do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar. Tal compreensão, ancorada também em estudos empíricos, levou, eventualmente, à construção de modelos teóricos que destacam, cada um sob sua perspectiva, as características essenciais do saber matemático relevante para a docência escolar.

Biografia do Autor

Plinio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Educação pela UFMG. E-mail: pliniocavalcantim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9576-2769.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação pela Unicamp. E-mail: anacf@ufop.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0953-1468.

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Publicado
2021-08-02
Como Citar
MOREIRA, P. C.; FERREIRA, A. C. A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-30, 2 ago. 2021.
Seção
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát