A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais

Resumen

Contamos uma história abreviada das ideias que influenciaram os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil desde 1930, e também daquelas que influenciaram as visões teóricas alternativas que foram se desenvolvendo ao longo desse período. Como parte importante dessa história de ideias, mencionamos três conceitos que se desenvolvem a partir de estudos publicados entre 1975 e 1987: o de Recontextualização (Bernstein), o de Transposição Didática (Chevallard) e o de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman). Sob o olhar segundo o qual construímos este texto, tais conceitos são fundamentais porque inspiraram, direta ou indiretamente, uma série de trabalhos que contribuíram para aprofundar a compreensão da natureza específica do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar. Tal compreensão, ancorada também em estudos empíricos, levou, eventualmente, à construção de modelos teóricos que destacam, cada um sob sua perspectiva, as características essenciais do saber matemático relevante para a docência escolar.

Biografía del autor/a

Plinio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Educação pela UFMG. E-mail: pliniocavalcantim@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9576-2769.

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação pela Unicamp. E-mail: anacf@ufop.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0953-1468.

Citas

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BALL, Deborah Loewenberg; BASS, Hyman; SLEEP, Laurie; THAMES, Mark Hoover. A Theory of Mathematical Knowledge for Teaching. In: Proceedings of the ICMI Study 15, Águas de Lindoia, SP, Brazil, 2005.

BEDNARZ, Nadine; PROULX, Jerôme. Knowing and using mathematics in teaching: Conceptual and epistemological clarifications. For the Learning of Mathematics, v. 29, n. 3, p. 11–17, 2009.

BEDNARZ, Nadine; PROULX, Jerôme. Spécificité du travail mathématique de l’enseignant: Un ancrage pour la formation continue. Colloque International: Le travail enseignant au XXI siècle: Perspectives croisées: didactiques et didactique professionnelle. Disponível em: http://www.inrp.fr/archives/colloques/travail-enseignant/contrib/25.htm. Acesso em 03 de ago. 2021 Lyon, France, 16-18 de Maio, 2011.

BEDNARZ, Nadine; PROULX, Jerôme. Teachers’ mathematics as mathematics-at-work, Research in Mathematics Education, v. 19, n. 1, p. 42-65, 2017.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad: teoría, investigación y crítica. Madrid: Ediciones Morata, 1998.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, Symbolic Control and Identity: Theory, Research and Critique (revised edition). Lanham: Rowman and Littlefield, 2000.

BOURDIEU. Pierre. Escritos de Educação. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, Pierre.; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRAGA, Mauro Mendes. A licenciatura no Brasil: um breve histórico sobre o período 1973-1987. Ciência e Cultura, v. 40, n. 2, p. 151-157, 1988.

CASTRO, Amélia Domingues. A licenciatura no Brasil. Revista de História, São Paulo, vol. L, Tomo II, n. 100, ano XXIV, p. 627-652, out./dez. 1974.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris, La Pensée Sauvage, 1985.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DAVIS, Brent; SIMMT, Elayne. Mathematics-for-teaching: an ongoing investigation of the mathematics that teachers (need to) know. Educational Studies in Mathematics, v. 61, n. 3, p. 293–319, 2006.

DAVIS, Brent; RENERT, Mosh. The math teachers know: profound understanding of emergent mathematics. New York; Routledge, 2014.

FERREIRA, Ana Cristina. A faculdade de filosofia, ciências e letras de Minas Gerais e a primeira licenciatura em matemática do estado. In: BRITO, Arlete.; MIORIM, Mariangela; FERREIRA, Ana Cristina. Histórias de formação de professores: a docência da Matemática no Brasil, p. 111-136. Salvador: EDUFBA (2a edição), 2018.

GOMES, Maria Laura Magalhães. Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 55, p. 424-438, ago. 2016.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 1ª edição, 2005.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Academic Mathematics and mathematical knowledge needed in school teaching practice: some conflicting elements. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 11, p. 23–40, 2008.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes: Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1137-1150, dez. 2012.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti. Part VI: Commentary – Broadening Mathematical Understanding Through Content. In: KAJANDER, Ann; HOLM, Jennifergan; CHERNOFF, E. (eds.) Teaching and Learning Secondary School Mathematics. Advances in Mathematics Education. Springer, Cham, p. 627-639, 2018.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 981-1006, dez. 2013.

MORGAN, Candia; XU, Guo-Rong. Reconceptualizing ‘obstacles’ to teacher implementation of curriculum reform: beyond beliefs. Paper given at Mathematics Education and Contemporary Theory Conference. Manchester Metropolitan University, UK, 2011.

PIRES, Rute da Cunha. A presença de Nicolas Bourbaki na Universidade de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação). 2006. 578f. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

ROWLAND, Tim. Mathematics teacher knowledge. In: ANDREWS, Paul; ROWLAND, Tim (Eds.) Masterclass in Mathematics Education: International Perspectives on Teaching and Learning (pp. 87-98). London, Bloomsbury, 2013.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, US, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, US, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.

SILVA, Circe Mary Silva da. Formação de professores e pesquisadores de matemática na Faculdade Nacional de Filosofia. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 103-126, novembro, 2002.

WASSERMAN, Nicholas. et al. Designing Advanced Mathematics Courses to Influence Secondary Teaching: Fostering Mathematics Teachers’ Attention to Scope. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 22, p.379-406, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10857-019-09431-6 . Acesso em 03 de ago.2021.

Publicado
2021-08-02
Cómo citar
MOREIRA, P. C.; FERREIRA, A. C. A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-30, 2 ago. 2021.
Sección
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát