Saberes Docentes para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Matemática: análise do potencial de um curso de extensão

  • Ana Cristina Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Célia Maria Fernandes Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Marileny Aparecida Martins
Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual. Educação Matemática Inclusiva

Resumo

Apesar de observarmos desde a década de 1990 uma maior atenção da comunidade científica e das políticas públicas em relação à inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, não se verifica o mesmo cuidado em relação à formação dos professores para ensinar Matemática em uma perspectiva inclusiva. Neste artigo, analisamos o processo vivido pelos participantes de um curso de extensão voltado para uma Educação Matemática Inclusiva. O curso se deu em cinco encontros de três horas de duração cada e envolveu a vivência de situações matemáticas nas quais os participantes se encontravam temporariamente privados do sentido da visão. A análise dos dados - produzidos por meio de observação dos encontros (diário de campo, gravações em áudio e vídeo), bem como por registros produzidos pelos participantes e questionário – evidencia indícios de mobilização de saberes pedagógicos fundamentais para uma prática pedagógica inclusiva e para a construção de uma cultura inclusiva.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Departamento de Educação Matemática
Célia Maria Fernandes Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Departamento de Educação
Marileny Aparecida Martins
Mestre em Educação Matemática, Professora da rede pública de ensino de Ouro Preto (MG).

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
FERREIRA, A. C.; NUNES, C. M. F.; MARTINS, M. A. Saberes Docentes para a Inclusão de Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Matemática: análise do potencial de um curso de extensão. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática