Qual a Medida dessa Grandeza? Uma Revisão da Literatura sobre Grandezas e Medidas

Palavras-chave: Grandezas, Medidas, Revisão, Sistemática, Literatura

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como a literatura mais recente, publicada em periódicos da área de Educação Matemática, apresenta o tema Grandezas e Medidas. A necessidade em se investigar tal temática se justifica, pois é um campo da Matemática Escolar reconhecido nos últimos 30 anos tanto pela produção científica como pelos currículos escolares, não devendo ser mais confundido como um conteúdo ou anexo da Geometria. Com uma abordagem qualitativa, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica utilizando o método de revisão sistemática de literatura ao analisar os artigos publicados entre 2009 e 2019 que compuseram o corpus de análise. Observou-se que o foco das pesquisas tem sido considerando a abordagem das grandezas geométricas comprimento, área e volume. As pesquisas mostraram que atividades que propõem a utilização de materiais manipulativos e softwares, através de uma abordagem diferenciada e lúdica, propiciam resultados melhores na compreensão das propriedades das Grandezas e Medidas. Por fim, verificou-se que, em geral, os trabalhos apresentam comprimento, área e volume como atributos de objetos geométricos, enfocando atividades de comparação, produção, composição e decomposição, possibilitando de forma subjetiva a dissociação entre o quadro das grandezas, o quadro geométrico e o quadro numérico. Tal abordagem é importante pois pode contribuir com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica ao estudarem esse tópico na escola, em especial, no reconhecimento de grandeza não como um número ou uma medida, mas como propriedade de um objeto geométrico ou de um fenômeno natural que pode ser comparada ou medida.

Biografia do Autor

Daniel Maués da Cunha, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2015), especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018) e Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT - pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2020). E-mail: daniel.jp.cunha@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5984-4545 

 

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), graduado em Licenciatura em Matemática pela UEFS. Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB. E-mail: joubert.ferreira@ufob.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4610-4740 

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, Especializações em Educação Matemática e em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP, Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional do Deita - FID, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. É Professor da área de Educação Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, atuando no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias - CCET.  E-mail: andre.costa@ufob.edu.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0303-8656.

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Publicado
2022-04-27
Como Citar
CUNHA, D. M. DA; FERREIRA, J. L.; COSTA, A. P. DA. Qual a Medida dessa Grandeza? Uma Revisão da Literatura sobre Grandezas e Medidas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-26, 27 abr. 2022.