Qual a Medida dessa Grandeza? Uma Revisão da Literatura sobre Grandezas e Medidas
Resumen
O objetivo deste estudo é compreender como a literatura mais recente, publicada em periódicos da área de Educação Matemática, apresenta o tema Grandezas e Medidas. A necessidade em se investigar tal temática se justifica, pois é um campo da Matemática Escolar reconhecido nos últimos 30 anos tanto pela produção científica como pelos currículos escolares, não devendo ser mais confundido como um conteúdo ou anexo da Geometria. Com uma abordagem qualitativa, fez-se o uso da pesquisa bibliográfica utilizando o método de revisão sistemática de literatura ao analisar os artigos publicados entre 2009 e 2019 que compuseram o corpus de análise. Observou-se que o foco das pesquisas tem sido considerando a abordagem das grandezas geométricas comprimento, área e volume. As pesquisas mostraram que atividades que propõem a utilização de materiais manipulativos e softwares, através de uma abordagem diferenciada e lúdica, propiciam resultados melhores na compreensão das propriedades das Grandezas e Medidas. Por fim, verificou-se que, em geral, os trabalhos apresentam comprimento, área e volume como atributos de objetos geométricos, enfocando atividades de comparação, produção, composição e decomposição, possibilitando de forma subjetiva a dissociação entre o quadro das grandezas, o quadro geométrico e o quadro numérico. Tal abordagem é importante pois pode contribuir com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica ao estudarem esse tópico na escola, em especial, no reconhecimento de grandeza não como um número ou uma medida, mas como propriedade de um objeto geométrico ou de um fenômeno natural que pode ser comparada ou medida.
Citas
ALVES–MAZZOTTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
ARAÚJO, Jailson Cavalcante. Como os alunos de 8º ano lidam com situações relativas à área de paralelogramos?: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
ARAÚJO, Jailson Cavalcante; SILVA, Anderson Douglas Pereira da; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Situações que envolvem paralelogramos e suas áreas: um estudo com licenciandos em matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 796-820, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.796-820. Acesso em 22 set 2021.
BALTAR, Paula Moreira. Enseignement et apprentissage de la notion d’aire de surface planes: une étude de l’acquisition des relations entre les longueurs et les aires au collège. 1996. 358 f. Thèse de doctorat (Doctorat en Didactique des Mahtématiques) – Université Joseph Fourier, Grenoble, 1996
BARBOSA, Pedro Ribeiro. Efeitos de Visualização em Atividades de Comparação de Comprimentos de Linhas Abertas. 2007. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – UFPE, Recife, Pernambuco, 2007.
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Estudo de Situações-problema relativas ao conceito de área. Anais... In: Encontro de Didática e Prática de Ensino, 10, 2000, Rio de Janeiro, p.1-12
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Análise comparativa da relação institucional às grandezas geométricas no ensino fundamental, no Brasil e na França. Relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de estágio pós-doutoral no exterior financiado pelo CNPq. Recife, 2013.
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; BIBIANO, Marta Fernanda de Araújo; SOUZA, Cristiane Fernandes de. Estudar grandezas e medidas na Educação Básica. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/234920. Acesso em: 15 out. 2019.
BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; LIMA, Paulo Figueiredo. Um estudo da noção de grandeza e implicações no Ensino Fundamental. Natal: Editora da SBHMat, 2002.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. Tradução: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 jun. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.
BREDA, Ana; SERRAZINA, Lurdes; MENEZES, Luíz. Geometria e medida no ensino básico. [S. l. / s. n.], 2011.
BRONNER, Alain. La question du numérique: le numérique em question? Habilitation à diriger des recherches, Université de Montpellier II, 2007.
CALEGARI, Jean Franco Mendes; RODRIGUES, Marilda Merência. As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 761-982, abr/jun. 2018. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p761
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos e Fundamentos da Matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.
CREASE, Robert. A medida do mundo: a busca por um sistema universal de pesos e medidas. Tradução: George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 326 p.
DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acra Médica Portuguesa, Lisboa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923/5635. Acesso em: 12 out. 2019.
DOUADY, Regine; PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. n. 4. vol.20, p. 387- 424. 1989.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
FREIRE, Amanda Freitas; RODRIGUES, Fabiana Soares; AQUINO, Maria Rosane Souza; SOARES, Maria Vanessa; GOIS, David Denis Pires de; VIANA, José Damião. O Uso do Geoplano no Ensino de Geometria: Cálculo de Área e Perímetro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 3, p. 119-135, jun. 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/calculo-de-area-e-perimetro. Acesso em: 20 abr. 2020.
KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele UK Keele University- Publisher: Citesser, 33(TR/SE-0401), 28, 2004.
LARGUIER, Mirène. La construction de l’espace numérique et le rôle des reprises en classe de seconde: un problème de la profession. Thèse de doctorat (Thèse em Sciences et Techniques du Languedoc). Université de Montpellier II, Montpellier, 2009.
LEIVAS, José Carlos Pinto; GOBBI, Juliana Aparecida. O software GeoGebra e a Engenharia Didática no estudo de áreas e perímetros de figuras planas. R. Bras. de Ensino de C&T, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 182-199, jan. 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1521. Acesso em: 20 abr. 2020.
LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar;. Coleção explorando o ensino: grandezas e medidas. v. 17, p. 167-200, 2010.
PEREIRA DA COSTA, André; VILAÇA, Marcel Muniz; MELO, Larisse Vieira de. O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 934–955, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54586. Acesso em: 13 mar. 2022.
PEREIRA, Francine Baranoskiet al.
PEREIRA, Francine Baranoski; PEREIRA, Ana Lúcia; KLEIN, Ângela Inês; SANTANA, Ângela Maria; MIZUNUMA, Samanta; DUARTE, Sanny Carla. Compreensão Leitora de Problemas Matemáticos no Eixo “Grandezas” e “Medidas”: Um Estudo Comparativo entre respostas de alunos e o resultado da Prova Brasil. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, Cornélio Procópio, v. 3, n. 1, p. 148-163, 2019. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1587. Acesso em: 22 abr. 2020.
PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne. Aires de surfaces planes et nombres décimaux. Questions didactiques liées aux élèves en difficulté aux niveaux CM-6e. Thèse de doctorat d'État, Université de Paris-VII, 1992.
RIGHI, Fabiane Lima; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira; MATHIAS, Carmen Vieira. Análise dos Esquemas em ação da Grandeza Volume no Ensino Superior. VIDYA, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 179-194, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2479. Acesso em: 20 abr. 2020.
ROQUE, Tatiana; CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Tópicos de história da matemática. [S. l.], SBM, 2012.
ROSA DOS SANTOS, Marilene. A transposição didática do conceito de área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2015. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
SOUZA, Luciana Silva dos Santos. Relação ao saber matemático de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo exploratório no Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco - Brasil). 2017. 380 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
WALLE, Jonh Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Derechos de autor 2022 Perspectivas da Educação Matemática
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.