Diálogo: lugares, movimentos e significados

Palavras-chave: Diálogo, Produção de Significados, Compartilhamento de Significados

Resumo

Este texto trata de encontros ocorridos na realização de minha pesquisa de doutorado a respeito da aprendizagem do diálogo. Encontro entre o conceito de diálogo em educação matemática e futuras professoras. Encontro entre ideias teóricas, como as de Ole Skovsmose e Romulo Lins. Trago um episódio de uma aula de estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Matemática em que a professora responsável por essa disciplina, quatro futuras professoras e eu conversávamos a respeito do conceito de diálogo nas aulas de matemática. Esse episódio representou um marco importante no desenvolvimento teórico da pesquisa, a qual tinha como um dos objetivos centrais a conceitualização de diálogo na formação de professores. Foi um momento em que pude explicitar o que acreditava a respeito do conceito, ouvir outras perspectivas e, com as inspirações teóricas de Skovsmose e Lins, pude chegar mais próximo ao que propus na tese como diálogo.

Biografia do Autor

Raquel Milani, USP

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Rio Claro). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (USP). Investiga a aprendizagem do diálogo na formação inicial de professores que ensinam matemática, bem como outras questões críticas da educação matemática voltadas à formação de professores. Tem experiência e publicações na área de educação matemática, principalmente nos seguintes temas: diálogo em educação matemática, educação matemática crítica, formação de professores que ensinam matemática, ensino e aprendizagem da matemática, e estágio supervisionado em matemática. Mãe do João Aristides (Tidinho). E-Mail: rmilani@usp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2015-7641.

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Publicado
2022-12-14
Como Citar
MILANI, R. Diálogo: lugares, movimentos e significados. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 39, p. 1-21, 14 dez. 2022.
Seção
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis