Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica

  • Raquel Milani USP
Palavras-chave: Cenários para Investigação. Paradigma do Exercício. Educação Matemática Crítica. Formação de Professores de Matemática. Abrir um exercício.

Resumo

O texto descreve e analisa atividades sobre educação matemática crítica realizadas em uma disciplina de um curso de licenciatura em matemática. O referencial teórico adotado consistiu especialmente dos conceitos de paradigma do exercício e cenários para investigação, de Ole Skovsmose. A principal atividade consistiu em os licenciandos abrirem um exercício de um livro didático a fim de transformá-lo em uma atividade investigativa. O objetivo geral de ensino foi refletir sobre possibilidades de modificar as práticas docentes tradicionais de ensino de matemática. A pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender os aspectos considerados pelos estudantes nesse processo de abrir um exercício e as características atribuídas por eles para uma atividade investigativa. Os primeiros resultados indicam que uma atividade investigativa precisa ter um apelo à realidade dos alunos da educação básica. A realização da atividade e sua discussão foram consideradas um primeiro passo dos licenciandos em direção à educação matemática crítica.

Biografia do Autor

Raquel Milani, USP

Universidade de São Paulo. rmilani@usp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2015-7641.

Referências

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.1, n.1, p. 9-20, jul-dez. 2012.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ______. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

GUTSTEIN, E. Building political relationships with students: What social justice mathematics pedagogy requires of teachers. In: FREITAS, E.; NOLAN, K. (Orgs.). Opening the research text: Critical insights and in(ter)ventions into mathematics education. New York: Springer, 2008.

GUTSTEIN, E. Reading and writing the world with mathematics: toward a pedagogy for social justice. Nova Iorque: Routledge, 2006.

MILANI, R.; SILVA, M. T.; SAULLO, C. R. R. H. Educação matemática crítica: possibilidades de ação em sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 18, n. 34, p. 5-13, nov., 2011.

MARCONE, R.; MILANI, R. Educação matemática crítica: um diálogo entre sua gênese nos anos 1970 e suas discussões em 2017 no Brasil. (no prelo).

MILANI, R.; SILVA, E. S. Atividades investigativas na formação inicial de professores de matemática sob a perspectiva da educação matemática crítica. Perspectivas da Educação Matemática. Campo Grande, v.11, n.26, p.455-476, 2018.

OLIVEIRA, A. A.; SANTOS, L. T. B; PESSOA, C. A. S. Do exercício aos cenários para investigação: A aplicação de atividades de educação financeira por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, v.6, n.12, p.158-186, jul-dez. 2017.

SACHS, L.; ELIAS, H. R. A educação matemática crítica proporcionando uma discussão sobre currículo na formação inicial de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, v.6, n.12, p.397-420, jul-dez. 2017.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2014.

SKOVSMOSE, O. An invitation to critical mathematics education. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2011.

SKOVSMOSE, O. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, M. H.; CUNHA, C. (Org.). Psicologia do Conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, Liber Livros Editora, 2009. p. 101-114.

SKOVSMOSE, O. Mathematical literacy and globalisation. In: ATWEH, B. et al. (Org.). Internalisation and globalisation in mathematics and science education. New York: Springer, 2007. p. 3-18.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

Publicado
2020-05-07
Como Citar
MILANI, R. Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-18, 7 maio 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)