Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da prática docente da professora-pesquisadora, primeira autora deste trabalho, em sua primeira experiência fazendo uso de uma atividade de Modelagem Matemática com alunos que também não conheciam a metodologia. Nesse contexto, o artigo busca discutir “Quais aspectos da prática docente se revelam em uma primeira experiência de alunos e docente com atividades de Modelagem Matemática?”. Verificou-se que alguns dos aspectos que emergiram da prática docente nessa experiência são também comuns nas aulas dessa professora, mesmo quando não utiliza modelagem, outros mostraram-se específicos do ambiente proporcionado pela Modelagem (considerando as especificidades dessa primeira experiência) e, nesse sentido, alguns aspectos são considerados desafios à professora. Conclui-se que o principal desafio para a prática da professora é saber mediar o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática, para que a aula, de fato, seja investigativa.
Referências
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2013.
ALROH, elle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática na Sala de Aula. Perspectiva, Erechim (RS), v. 27, n. 98, p. 65-74, junho/2003.
_________. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n.4, p. 73-80, 2004.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 3ed, 2013.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Espanha, Universidade de Barcelona, nº 19, 2002.
BRASIL. (1999) Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – MEC/SEMTEC. BRASÍLIA: MEC.
BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. I EPMEM, 2004, Londrina: UEL, Anais... 2004, p. 1-10.
CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.33-54, jul. 2009.
FERRUZZI, Elaine Cristina. ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Diálogos em Modelagem Matemática. Ciência e Educação, Bauru, v.21, n. 2, abr./jun. 2015.
FIORENTINI, Dario. Os professores de Matemática como investigadores e produtores de saberes. In: Conferência de abertura da I Jornada de Educação Matemática, 01 e 02 de julho/1999, Universidade do Contestado, Concórdia – SC. Anais... Concórdia, 1999.
KLÜBER, Tiago Emanuel. BURAK, Dionísio. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 17-34, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.p.u., 2013.
PONTE, João Pedro da. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista, 24, 37-66. 2004.
_______. Estudos de Caso em educação Matemática. Bolema, 25, 105-132. 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes, 17ª edição, Petrópolis, 2002.