Literatura Infantil e a Temática Étnico-Racial nas Aulas de Matemática

  • Dalila dos Santos Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Literatura Infantil, Anos Iniciais, Educação Matemática, Diversidade Racial

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as representações de personagens negras presentes em livros de literatura infantil e sugerir tarefas que tornem possível trabalhar a literatura em consonância com a Matemática. Na produção de dados, foram analisados três livros de literatura infantil que fizeram parte do curso de extensão Literatura Infantil, Diversidade e Educação Matemática. São eles: "A surpresa de Handa", de Eileen Browne (2009); "Bia na África", de Ricardo Dreguer (2007) e "A cor de Coraline", de Alexandre Rampazo (2017). A análise teve, como critério, as formas com que as personagens negras eram representadas nas obras e as potencialidades dos livros para explorar conceitos matemáticos com um viés interdisciplinar. Os resultados deste estudo indicam que movimentos de afirmação da autoestima e de identidades negras são evidenciados e potencializados quando as personagens negras são representadas de maneira positiva nos livros infantis, sem estereótipos e, sim, em múltiplas formas.

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Publicado
2022-12-10
Como Citar
GOMES, D. DOS S.; FAUSTINO, A. C. Literatura Infantil e a Temática Étnico-Racial nas Aulas de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 40, p. 1-22, 10 dez. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)