Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental

  • Ana Carolina Faustino Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Diálogo, Argumentação, Anos Iniciais, Educação Matemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre processos de comunicação em aulas de matemática discutindo aspectos que podem favorecer a aprendizagem dos estudantes. A produção dos dados foi desenvolvida em sala de terceiro ano do ensino fundamental, em escola pública urbana, no interior de São Paulo. O corpus de análise e de interpretação constituiu-se de: diário de campo, audiogravações, videogravações dos diálogos e contos produzidos pela pesquisadora. Os resultados evidenciam que interações estabelecidas entre estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e professora podem ser caracterizadas como dialógicas por possuírem elementos considerados importantes pela literatura como: envolver investigações, apresentar argumentos, estar engajados, correr riscos e manter igualdade. Além disso, tais interações podem favorecer a emersão de significados e ideias, tornando-se fonte para o ensino e a aprendizagem de matemática.

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
FAUSTINO, A. C. Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental