Base de Conhecimentos para Docência em Estatística de professores formadores de cursos de graduação
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da Base de Conhecimentos para Docência de professores formadores em cursos de graduação, licenciatura e bacharelado, para o ensino dos conceitos de Estatística Descritiva. Problematiza-se como se configura essa Base em Instituições de Ensino Superior paranaenses. Os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa que originou este trabalho estão apoiados em Grossman (1990) e Shulman (1986, 1987) sobre os conhecimentos necessários à atuação docente. Da pesquisa, de abordagem qualitativa, participaram oito professores com formação em licenciatura em Matemática ou Estatística. Para coleta de dados, foi utilizado o Content Representations (CoRe) [Representação do Conteúdo], um instrumento formado por oito questões que contemplam os conhecimentos definidos como Base de Conhecimentos para Docência. Os resultados apresentados revelam a incidência dos conhecimentos do tema, do contexto e da avaliação e suas interrelações com Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), o qual se mostrou central para a configuração da Base de Conhecimentos para Docência em Estatística dos professores investigados. Essa Base constitui-se um referencial teórico relevante para estudos sobre a formação e a atuação profissional de professores que lecionam Estatística nos cursos de graduação e, por consequência, para estudos e pesquisas na área de Educação Estatística voltadas ao Ensino Superior.
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