Esquemas Utilizados Por Professores Na Construção De Gráficos Estatísticos
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os esquemas de resolução, utilizados por professores, que atuavam no 8º ano do ensino fundamental, ao resolverem situações que se referiam à construção de gráficos estatísticos. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores de quatro escolas públicas, participantes do Processo Formativo da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), com o curso Matemática #COmVIDa. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais. Emergiram dos dados três categorias: escolha do gráfico; elementos para a construção de gráficos; e calibração da escala. Os resultados evidenciaram dificuldades dos professores na utilização de esquemas de construção gráfica. Os esquemas não apresentaram, em sua totalidade, os recursos para a construção gráfica, como: título, fonte e calibração da escala. A partir disso, inferiu-se a necessidade de ampliação de processos formativos com professores em serviço e em formação inicial, que abordem os conhecimentos específicos da estatística e construção de gráficos.
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