Esquemas Utilizados Por Professores Na Construção De Gráficos Estatísticos

Palavras-chave: Esquemas de Resolução, Ensino Fundamental, Conteúdos de Estatística, Construção de Gráficos Estatísticos, Processo Formativo

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os esquemas de resolução, utilizados por professores, que atuavam no 8º ano do ensino fundamental, ao resolverem situações que se referiam à construção de gráficos estatísticos. Os sujeitos desta pesquisa foram cinco professores de quatro escolas públicas, participantes do Processo Formativo da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), com o curso Matemática #COmVIDa. Como suporte teórico, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais. Emergiram dos dados três categorias: escolha do gráfico; elementos para a construção de gráficos; e calibração da escala. Os resultados evidenciaram dificuldades dos professores na utilização de esquemas de construção gráfica. Os esquemas não apresentaram, em sua totalidade, os recursos para a construção gráfica, como: título, fonte e calibração da escala. A partir disso, inferiu-se a necessidade de ampliação de processos formativos com professores em serviço e em formação inicial, que abordem os conhecimentos específicos da estatística e construção de gráficos.

Biografia do Autor

Reilan Bomfim da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Plena do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

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Publicado
2024-03-01
Como Citar
BOMFIM DA SILVA, R.; SANTANA, E. R. DOS S. Esquemas Utilizados Por Professores Na Construção De Gráficos Estatísticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-24, 1 mar. 2024.

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