Leitura de Tabela de Distribuição de Frequência por Estudantes do 6° Ano
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as respostas de atividades realizadas por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental com vistas a identificar o nível de leitura de tabelas. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada com estudantes da escola pública e foi analisada uma questão com dois itens. Em um item foi solicitado ao estudante a continuação do preenchimento de uma tabela enquanto no outro item foi requerida a leitura da tabela do item anterior. Analisamos as resoluções de 314 estudantes. Teoricamente, nos aportamos no componente cognitivo proposto para o Letramento Estatístico (GAL, 2002) e nos níveis de leitura de tabela de Wainer (1995). Os resultados indicam que 57,51% dos estudantes envolvidos na pesquisa, não conseguem alcançar o Nível Elementar de leitura de tabelas.
Referências
ARTEAGA, Pedro; BATANERO, Carmen; CANADAS, Gustavo; CONTRERAS, J. Miguel. Las Tablas y Gráficos Estadísticos como Objetos Culturales. Números, Revista de Didática de las Matemáticas. v. 76, 55-67, 2011.
BATANERO, Carmen. Los retos de la cultura estadística. Conferencia en las Jornadas Interamericanasde Enseñanza de la Estadística, Buenos Aires. Confederación Latino-americana de Sociedades de Estadística, (2002).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: MEC/SEB, 2019. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2019.
CAZORLA, Irene Mauricio; OLIVEIRA, Marcelo Silva de. Para saber mais. In: CAZORLA, Irene Mauricio; SANTANA, Eurivalda (Orgs.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Cap. 1, p. 9-18.
CAZORLA, Irene; MAGINA, Sandra; GITIRANA, Verônica e GUIMARÃES, Gilda (Org.). Estatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador - Coleção SBEM; 9, Brasília: 2017.
COUTINHO, Cileda; SPINA, Gabriela. A Estatística nos Livros Didáticos de Ensino Médio. Ensino da Matemática em Debate. v 2, n 2. 2015 Disponível em < https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/26219/18876>. Acesso em: 01 fev. 2020.
GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. In: International Statistical Review. Israel, 2002. p. 1-25. Disponível em: <http://iase-web.org/documents/intstatreview/02.Gal.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2019.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; LAUTERT, Sintria Lautert; CASTRO FILHO, José Aires; SANTOS, Ernani Martins. Observatório da Educação em Rede: As Estruturas Multiplicativas e a Formação Continuada. Educação Matemática em Foco (UEPB), v. V, p. 77-95, 2016.
SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; CARZOLA, Irene Mauricio; SANTOS, Ernani Martins Desempenho de estudantes do ensino fundamental em situações de estruturas multiplicativas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 147-147, 2019.
SOUZA, Leandro de Oliveira; LOPES, Celi Espasandin; SOUZA, Antônio Carlos. Os Delineamentos Metodológicos nas Investigações Brasileiras em Educação Estatística. Perspectivas da Educação Matemática. v. 8, n. 18, p. 506-525, 18 dez. 2015.
TRIOLA, Mario F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
WAINER, Howard. A study of Display Methods for NAEP Results: I. Tables. Program Statistics Research. Technical: Report no 95, 1. Educacional Testing Service. Princeton, 1995. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/j.2333-8504.1995.tb01645.x >. Acesso em: 16 de março de 2019.
WILD, Chris. J.; PFANNKUCH, Maxine. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, 67(3), p. 223-265, 1999.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Copyright (c) 2021 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.