Errar para aprender Fração: Revisão Sistemática da Literatura

Palavras-chave: • Fração., Número Racional., Número Fracionário., Tipos de Erros., Obstáculo Epistemológico.

Resumo

Apresenta resultados de uma Revisão Sistemática sobre os erros identificados por estudantes do Ensino Fundamental em situações que envolvem os números fracionários. Foram analisados 12 artigos publicados de 2010 a 2020 tratando das principais dificuldades dos estudantes em tarefas com fração. Os resultados reforçam o percalço que é o estudo do conjunto dos números racionais para os estudantes, sobretudo quando estão escritos na forma fracionária. Esses artigos, apontaram que as dificuldades mais comuns no campo conceitual fração, incluem as quatro operações básicas, em especial a divisão. Além disso, os estudantes têm dificuldades em reconhecer fração como valores maiores que a unidade e encontram resistência à aprendizagem dos números fracionários. Pelo exposto, verifica-se, ainda, um possível obstáculo epistemológico relacionada à transição dos números naturais à conceitualização de fração, o que é explicitado quando estudantes e professores tratam numerador e denominador de forma independente, isto é, efetuam contagem vulgar na representação fracionária.

Biografia do Autor

Lázaro Manoel Veloso, Universidade de Pernambuco

Lázaro Manoel Veloso

Licenciando do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. 

E-mail: lazaro.manoel@upe.br 

Evanilson Landim, Universidade de Pernambuco

Evanilson Landim

Professor Adjunto do Colegiado de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Pernambuco, Brasil. E-mailevanilson.landim@upe.br.

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Publicado
2024-03-11
Como Citar
VELOSO, L. M.; LANDIM, E. Errar para aprender Fração: Revisão Sistemática da Literatura . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-23, 11 mar. 2024.