Microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática

uma revisão sistemática de literatura

Palavras-chave: Microagressões. Educação Matemática. Revisão sistemática de literatura.

Resumo

São raras as pesquisas nacionais que se debruçam sobre as microagressões, sobretudo aquelas que investigam no processo de  ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, ao compreender que em tal perspectiva o problema é subestimado, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como a literatura nacional apresenta elementos teóricos e metodológicos sobre as microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Evidenciando as tendências que as pesquisas estudadas apontam e apresentando as implicações para futuras investigações e ações na área. Para tal propósito, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura. Logo, trazemos as tendências, possibilidades e diversidades apontadas a partir da análise das pesquisas e as implicações para futuras investigações. Consideramos as microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática como questão de investigação fértil e emergente, se apresenta como um leque multifacetado, aberto e passível de atravessamentos e colisões com outras temáticas de dentro e fora da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Andreia Maria Pereira de Oliveira , Universidade Federal da Bahia

Possuo graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Desde 2015, sou professora adjunta, regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atuo como professora nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Oriento projetos de pesquisa de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Membro do Grupo Observatório da Educação Matemática (OEM), certificado pelo CNPq junto à UFBA. Atuei em funções como: coordenadora (2018-2020) e vice-coordenadora (2011-2012) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, coordenadora da turma especial de Doutorado Interinstitucional (PPGEFHC-DINTER/CAPES) (2015-2021), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (2013-2015), coordenadora (2015-2019), vice-coordenadora (2012-2015) do GT19 - Educação Matemática, membro suplente (2019-2021) e membro titular (2021-2023) do Comitê Científico da ANPEd pelo GT 19 Educação Matemática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), quarta secretária (1997-2001) e primeira tesoureira (2004-2007) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia (SBEM-BA). Atualmente, sou membro titular do Comitê Científico da ANPEd pelo GT 19 Educação Matemática (2023-2025) e coordenadora Comitê de Ética em Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação da UFBA (CEP-FACED/UFBA) (2023-2026). Sou sócia das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Tenho experiência na área de Educação Matemática, desenvolvendo projetos de pesquisa nos temas Formação e prática pedagógica de professores que lecionam Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos, cujos resultados estão socializados em mais de noventa publicações na forma de artigos em periódicos, capítulos de livros e trabalhos completos publicados em anais. 

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Publicado
2025-04-22
Como Citar
VIANA SANTOS, A.; PEREIRA DE OLIVEIRA , A. M. Microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 49, p. 1-20, 22 abr. 2025.