Microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática
uma revisão sistemática de literatura
Resumo
São raras as pesquisas nacionais que se debruçam sobre as microagressões, sobretudo aquelas que investigam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, ao compreender que em tal perspectiva o problema é subestimado, a presente pesquisa tem como objetivo compreender como a literatura nacional apresenta elementos teóricos e metodológicos sobre as microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática. Evidenciando as tendências que as pesquisas estudadas apontam e apresentando as implicações para futuras investigações e ações na área. Para tal propósito, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura. Logo, trazemos as tendências, possibilidades e diversidades apontadas a partir da análise das pesquisas e as implicações para futuras investigações. Consideramos as microagressões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática como questão de investigação fértil e emergente, se apresenta como um leque multifacetado, aberto e passível de atravessamentos e colisões com outras temáticas de dentro e fora da Educação Matemática.
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