Garotas só querem somar

desenvolvimento sustentável, questões de gênero e as áreas STEM

Palavras-chave: Gênero., STEM., Matemática., Desenvolvimento Sustentável., Agenda 2030.

Resumo

O presente artigo parte de um episódio do humorístico Os Simpsons para ilustrar os estereótipos de gênero no mundo Ocidental e suas implicações nos modos de vida da contemporaneidade. Além disso, utiliza a noção foucaultiana de problematização como guia para as análises de relatórios da UNESCO divulgados recentemente que abordam as temáticas de gênero, STEM e desenvolvimento sustentável. A noção de desenvolvimento sustentável, aliás, é tomada a partir do que vem sendo discutido na proposição da Agenda 2030 da ONU. Problematiza-se os modos pelos quais a matemática, como uma das áreas de STEM, vem sendo tratada com protagonismo nos debates sobre desenvolvimento sustentável. Neste contexto, as relações estabelecidas entre a matemática e a equidade de gênero são postas como caminho para o alcance da Agenda 2030 e seu alegado desenvolvimento sustentável. Portanto, o objetivo principal é problematizar o papel da matemática para o alcance do que vem convencionando-se chamar de desenvolvimento sustentável e suas relações com a chamada equidade de gênero. As questões de gênero a partir de uma perspectiva ocidental também são problematizadas e fomentam as conclusões do trabalho. Por fim, convoca-se às práticas guiadas por um hiperativismo pessimista que propõe engajamento a uma postura de indagação ininterrupta ao assumir que nem tudo é ruim, mas tudo é perigoso

Referências

ADELMAN, S. The Sustainable Development Goals, anthropocentrism and neoliberalism. Em: Sustainable Development Goals. [s.l.] Edward Elgar Publishing, 2018.
BUTLER, J. Bodies that matter: On the discursive limits of sex. Londres, England: Routledge, 2015.
BUTLER, J. Desfazendo o gênero. São Paulo: Editora Unesp, 2022
EPPLE, C. Coming to terms with Navajo nádleehí: A critique of berdache, “gay,” “alternate gender,” and “two-spirit”. American ethnologist, v. 25, n. 2, p. 267–290, 1998.
FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V: ética, sexualidade, política. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2006.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 13ª ed. Rio de Janeiro: Editora Graal. 1998
HALL, S. Cultura e Representação. Editora Puc Rio, 2016.
HENCKE, J. et al. Missing out on half of the world’s potential: Fewer female than male top achievers in mathematics and science want a career in these felds IEA Compass. Briefs in Education, n. 17, 2022.
LAURETIS, T. D. Technologies of Gender. Bloomington, MN, USA: Indiana University Press, 1987.
MASTER, A. Gender stereotypes influence children’s STEM motivation. Child development perspectives, v. 15, n. 3, p. 203–210, 2021.
MARTINELLI, L. Basic Income, Automation, and Labour Market Change. Zenodo, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5281/ZENODO.3396744
NETO, V.; BATISTA, R. Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020057, 2020. http://doi.org/10.37001/remat25269062v17id466
OYĚWÙMÍ, O. Invention of women: Making an African sense of western gender discourses. Minneapolis, MN, USA: University of Minnesota Press, 1997.
OYĚWÙMÍ, O. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. V. 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8
PAIS, A. Mathematics education as a matter of economy. Em: Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Singapore: Springer Singapore, 2017. p. 1399–1403.
POPKEWITZ, T. The alchemy of the mathematics curriculum: Inscriptions and the fabrication of the child. American educational research journal, v. 41, n. 1, p. 3–34, 2004.
RABINOW, P. DREYFUS, H. L. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: (para além do estruturalismo e da hermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
TRÖHLER, D. Curriculum history or the educational construction of Europe in the long nineteenth century. European educational research journal, v. 15, n. 3, p. 279–297, 2016.
UNESCO. Education for Sustainable Development Goals Learning Objectives. UNESCO: Paris, 2017
UNESCO. Artificial Intelligence for Sustainable Development: Challenges and Opportunities for UNESCO’s Science and Engineering Programmes. S. Schneegans (ed.). UNESCO: Paris, 2019a.
UNESCO. Descifrar el códico: la educación de las niñas y mujeres en las ciencias, tecnología, ingeniería y matemáticas (STEM). Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencias y la Cultura, París Francia, 2019b.
UNESCO. To be smart, the digital revolution will need to be inclusive. Excerpt from the UNESCO Science Report. UNESCO: Paris, 2021
UNESCO. UNESCO’s eforts to achieve gender equality in and through education: 2021 Highlights. 2022
VALERO, P. Mathematics for all, economic growth, and the making of the citizen-worker. Em: POPKEWITZ, T. S.; DIAZ, J.; KIRCHGASLER, C. (Eds.). A political sociology of educational knowledge: Studies of exclusions and difference. New York: Routledge, 2017. p. 117–132.
VALERO, P. Human capitals: School mathematics and the making of the homus oeconomicus. Journal of Urban Mathematics Education, v. 11, n. 1 & 2, p. 103–117, 2018.
WODON, Q., la BRIÈRE, B. Unrealized Potential: The High Cost of Gender Inequality in Earnings. The Cost of Gender Inequality Notes Series. Washington, DC: The World Bank, 2018.
YOLCU, A. Historicizing “math for all”. Em: CHRONAKI, A. (Ed.). Mathematics education and life at times of crisis. MES 9 conference proceedings. Volos, Greece: University of Thessaly Press, 2017. v. 2p. 1011–1022.
ZIOLS, R.; KIRCHGASLER, K. L. Health and pathology: a brief history of the biopolitics of US mathematics education. Educational studies in mathematics, v. 108, n. 1–2, p. 123–142, 2021.
Publicado
2024-11-04
Como Citar
NETO, V. F. Garotas só querem somar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-19, 4 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)