Integração de Tecnologias Digitais e Gamificação: Uma Proposta e Muitos Desafios!

  • Janini Gomes Caldas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Gamificação, Matemática, Ensino Médio, Pandemia

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo analisar um processo de integração de Tecnologias Digitais (TD) ao currículo de Matemática em uma turma do Ensino Médio, a partir de Gamificação. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2021, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Mato Grosso do Sul, em um período pandêmico. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, se constituiu da elaboração de planejamentos e materiais para a gamificação da disciplina, desenvolvimento das aulas e análise de dados produzidos. A análise foi orientada por estudos sobre Gamificação e integração de TD ao currículo. Como resultados, concluiu-se que TD foram integradas ao currículo de Matemática vivenciado pela turma de estudantes investigada, tanto no desenvolvimento das aulas, que aconteceram virtualmente, quanto na realização de atividades de Gamificação ao explorar conceitos matemáticos.

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Publicado
2024-12-17
Como Citar
GOMES CALDAS, J.; SCHERER, S. Integração de Tecnologias Digitais e Gamificação: Uma Proposta e Muitos Desafios! . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-24, 17 dez. 2024.