A Abordagem Construcionista e o uso de Tecnologias Digitais em Aulas de Matemática: um diálogo sobre pesquisas desenvolvidas no GETECMAT

  • Suely Scherer UFMS
Palavras-chave: Construcionismo. Tecnologias Digitais. Pesquisas. Educação Matemática.

Resumo

Neste artigo se apresenta e dialoga sobre pesquisas de mestrado realizadas no PPGEdumat, no período de 2011 a 2018, na linha de Tecnologias e Educação Matemática, vinculadas ao Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT). São pesquisas cujas problemáticas são orientadas pelo uso de tecnologias digitais em processos de aprendizagem de conhecimentos matemáticos, e por ações de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática. Nessas pesquisas assume-se uma abordagem construcionista do uso de computadores na educação, ao considerar que a aprendizagem ocorre por processos de construção de conhecimento, em ambientes digitais. O objetivo desse estudo é dialogar sobre as pesquisas realizadas, e refletir sobre o caminho de pesquisa construído pelo grupo de pesquisadores no período mencionado, e sobre desafios da pesquisa nesta linha, discutindo temáticas e problemáticas investigadas e por investigar.

Biografia do Autor

Suely Scherer, UFMS
Doutora em Educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, professora associada da UFMS, Campo Grande-MS, suely.scherer@ufms.br.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
SCHERER, S. A Abordagem Construcionista e o uso de Tecnologias Digitais em Aulas de Matemática: um diálogo sobre pesquisas desenvolvidas no GETECMAT. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.