Contagem e Construção do Número por Crianças da Educação Infantil

  • Fabíola de Souza Alves Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
  • Gabriela dos Santos Barbosa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: Construção do Número, Campo Aditivo, Educação Infantil

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar o processo de construção do número por crianças da Educação Infantil na faixa etária de cinco anos, matriculadas em uma unidade escolar do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A pesquisa constitui-se em um estudo intervencionista e exploratório seguindo os princípios da pesquisa quase experimental. Nosso principal referencial teórico foi construído a partir dos estudos de Piaget sobre a construção do número e a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. Como resultado, confirmamos a relação existente entre o processo de construção do número e o campo aditivo, uma vez que a resolução dos problemas deste campo contribuiu para o processo de construção do número pelas crianças pesquisadas.

Biografia do Autor

Fabíola de Souza Alves, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas da UERJ/FEBF. Coordenadora Educacional da rede municipal de Duque de Caxias.
Gabriela dos Santos Barbosa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Mestre em Educação Matemática pela USU, Doutora e Pós Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UERJ/FEBF

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
ALVES, F. DE S.; BARBOSA, G. DOS S. Contagem e Construção do Número por Crianças da Educação Infantil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental