REFLEXÕES SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA E O FAZER MATEMÁTICO DA ESCOLA

  • Renato Borges Guerra UFPA
  • Francisco Hermes Santos da Silva UFPA
Palavras-chave: Modelagem Matemática, Modelagem Sócio-Crítica, Teoria Antropológico do Didático (TAD)

Resumo

Considerando a necessária tomada de consciência da matematização das ações sociais desejada pela educação matemática crítica e sobre as dificuldades de professores e estudantes em modelagem matemática de situações reais apontadas por diferentes autores, refletimos sobre o fazer de modelagem matemática nas práticas sociais e o fazer matemático formal de modo a contextualizar esses afazeres no ambiente de ação escolar sob a ótica da teoria antropológica do didático. A partir de objetos matemáticos do ensino básico, exploramos exemplos escolares e a análises de situações de ações sociais buscando evidenciar que é possível construir sequências didáticas, ou transposições didáticas, que podem contornar dificuldades na construção de modelos de situações reais e revelem o fazer de modelagem crítica como um fazer matemático da escola.

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Como Citar
GUERRA, R. B.; SANTOS DA SILVA, F. H. REFLEXÕES SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA E O FAZER MATEMÁTICO DA ESCOLA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 2, n. 3, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)