Reflexão da Prática de um Professor-Pesquisador na utilização da Análise da Produção Escrita

  • Milene Aparecida Malaquias Cardoso UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Cornélio Procópio).
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Londrina).
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Análise da Produção Escrita, Formação de Professor, Estratégias de Ensino.

Resumo

Este trabalho consiste na reflexão da prática de um professor-pesquisador na aplicação de um procedimento de ensino de Matemática que tem como foco a utilização da análise da produção escrita. Para este trabalho foram consideradas duas tarefas. Assim, os dados de pesquisa foram coletados mediante um diário de campo, caracterizando uma pesquisa de natureza qualitativa. Os resultados demonstram a viabilidade de aplicar as duas tarefas nas quais o professor faz uso da análise da produção escrita. No primeiro momento, a tarefa foi realizada com uma turma de sexto ano; e, no segundo momento, com cinco turmas do sétimo ano, ambas em escolas particulares da cidade de Apucarana, no Norte do Paraná, com alunos entre 10 e 12 anos de idade. Como contribuições deste trabalho, apresentamos as reflexões do professor-pesquisador e as possíveis mudanças na prática do professor ao utilizar a análise da produção escrita em sala de aula para a melhoria do ensino de Matemática na Educação Básica.

Biografia do Autor

Milene Aparecida Malaquias Cardoso, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora da Educação Básica e aluna do programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal Tecnologica do Paraná - UTFPR
Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Cornélio Procópio).
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/Londrina). Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Cornélio Procópio).
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Londrina).
Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Londrina).

Referências

BURIASCO, R. L. C. de. Análise da Produção Escrita: a busca do conhecimento escondido. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, v.3, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat, 2004. p. 243-251.

CARDOSO, M. A. M.; DALTO, J. O. O Ensino de Expressões com Frações por meio da Análise Da Produção Escrita In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM, 3, 2016, Londrina. Anais: Londrina: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016.

CARDOSO, M. A. M.; DALTO, J. O. O que os alunos podem aprender ao corrigirem provas de Matemática? In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2017, Madrid. Anais: Madrid: Universidade Complutense de Madrid, 2017.

FREIRE, P., Virtudes do educador. Obra de Paulo Freire; Série Folhetos, abril, 1982. http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/1475/1/FPF_OPF_04_001.pdf Acesso em: 10/12/16.

GARNICA, A. V. M. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 77 – 98. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

GARRIDO, E. e BRZEZINSKI, I. A reflexão e investigação da própria prática na formação inicial e continuada: contribuição das dissertações e teses no período 1997-2002 - Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 153-171, jan./abr. 2008

HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 1ª ed. São Paulo: editora Ática, 2011. (1ª Edição - Arquivo criado em 21/07/2011) https://docs.google.com/file/d/18Xm9At1fwBlFI2fF8KSjaMC1GulOqJ2aNl91zZjF36Dc4vCtpsqlzTh3_4gI/edit Acesso em: 20/07/16.

LIMA, C. N. M. F e NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em Matemática. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.25 | n.02 | p.241-266 |ago. 2009

MORAES, R. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

PONTE, J. P. (2008). Investigar a nossa própria prática: uma estratégia de formação e de construção do conhecimento profissional. PNA, 2(4), 153-180.

SANTOS, E. R. dos. Analise da produção escrita em Matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. Tese (Mestrado em ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, 2014.

Publicado
2018-07-05
Como Citar
CARDOSO, M. A. M.; DALTO, J. O.; ROCHA, Z. DE F. D. C. Reflexão da Prática de um Professor-Pesquisador na utilização da Análise da Produção Escrita. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 5 jul. 2018.